Escolha uma Página

A deputada federal reeleita pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Jandira Feghali, concedeu uma entrevista ao site estadual do Partido. Jandira comentou sobre o cenário nacional e destacou a importância desse momento para o futuro da democracia e do Brasil:

“Às vezes parece que a democracia não tem muito significado na vida das pessoas, mas tem. E ela está muito ameaçada nesse momento, estão em risco os pilares fundamentais da Constituição brasileira. Isso tem um impacto direto no cotidiano das pessoas, que muitas vezes não vinculam a fome, o desemprego, a vacina, o SUS, a creche, a universidade com a Constituição e nem com a liberdade e com a democracia, mas tudo isso tá vinculado, o racismo, a violência de gênero, a violência política, a liberdade de organização sindical ou social, a luta pelo emprego, a luta por tudo está vinculada à democracia e à validade da Constituição. Tudo isso está em risco e eu penso que depois de tudo que Bolsonaro disse e fez, a sua legitimação nas urnas lhe dá um certo cheque em branco para piorar tudo isso que ele já iniciou em 4 anos de Governo. Portanto, o risco para o Brasil e para a nossa sociedade é muito grande”, disse Jandira Feghali.

A parlamentar comunista também falou sobre o papel do seu novo mandato no processo de reconstrução do país. Segundo Jandira:

“Há um cenário nacional em que a desconstrução do Estado brasileiro e das políticas públicas foi muito violenta. Nós precisaremos realizar uma reconstrução e o olhar de uma mulher do PCdoB tem importância nesse cenário porque a gente trabalha com a ideia de um projeto nacional de desenvolvimento como etapa de superação do capitalismo e nós temos a visão universal das políticas públicas. Essa reconstrução precisa desse olhar, particularmente, olhando a transversalidade de gênero em toda essa construção. Esse mandato está a serviço disso para a gente reconstruir um projeto para o Brasil com o olhar de curto, médio e longo prazo, com uma visão transversal de gênero na superação das desigualdades e com o recorte racial que é majoritário no Brasil. Devemos colocar o Estado a serviço dessa maioria. Na minha opinião, esse mandato tem muito a contribuir, pela experiência, pelo acúmulo e pelo que podemos conseguir de articulação na medida que esse Congresso ainda será muito conservador”, afirmou a deputada do PCdoB.

A parlamentar comunista ainda ressaltou que a vitória de Lula será fundamental. De acordo com Jandira:

“A retomada da iniciativa política a partir do comando do país por um chefe de Estado é decisiva para o Brasil, para o nosso continente e para a geopolítica. Muita coisa está em jogo nessa eleição, não é uma disputa eleitoral qualquer porque o inimigo não é qualquer, é um inimigo de extrema direita que apoia regimes autoritários, que não respeita a relação entre os poderes, não respeita a vida, as diferenças e o povo. Nós precisamos derrotar Bolsonaro e com o tempo derrotar o bolsonarismo”.