O Comitê Estadual do PCdoB/RJ, reunido neste 07 de outubro, conclama sua militância, amigos e eleitores, bem como todas as forças sociais democráticas no estado do Rio, a somar esforços na decisiva batalha eleitoral deste segundo turno.

A candidatura de Lula e Alckmin venceu o primeiro turno com mais de seis milhões de votos de diferença. Os mais de 57 milhões de votos, constituem um recorde histórico: a maior votação já obtida em um primeiro turno no Brasil. Isto demonstra a força e o potencial da onda mudancista em curso, que precisamos transformar em vitória de Lula, da Democracia e do povo brasileiro no fim deste Outubro.

Outro importante dado é o fato de que jamais um presidente no mandato havia deixado de ir ao segundo turno em primeiro lugar, o que demonstra o alto nível de repúdio ao atual ocupante do Planalto, apesar de todos os abusos e crimes, do Orçamento Secreto às insustentáveis manobras econômicas praticadas pelo governo federal.

No estado do Rio, no entanto, a correlação de forças é ainda mais dura. Bolsonaro teve um milhão de votos de frente, marcando 4,8 milhões contra os 3,8 milhões de Lula (51,1% x 40,7%). Mesmo assim, Lula venceu em 22 dos 92 municípios fluminenses, com destaque para Niterói, Três Rios, Valença, Barra do Piraí, dentre outros.

A disputa deste 2º turno não pode ser subestimada. Devemos ser capazes de construir a Frente mais Ampla possível, uma verdadeira união de todas e todos contra o avanço da extrema-direita no país e no estado do Rio de Janeiro, para combater e evitar um cenário desastroso para nossa população, em todos os sentidos.

A disputa é entre Civilização e Barbárie, dois projetos antagônicos: um autoritário, retrógrado e excludente, liderado por Bolsonaro; o outro, um projeto democrático, comprometido com o desenvolvimento e a justiça social, que tem à frente Lula e Alckmin.

Nos próximos dias, nossa tarefa central é dialogar com amplas forças políticas e lideranças do Rio de Janeiro. São de grande importância os apoios do PDT, de Ciro Gomes e Rodrigo Neves; de lideranças do PSD, como Eduardo Paes e do SD, como Áureo; de setores do Cidadania; do PSDB, de FHC; do MDB, de Simone Tebet; de partidos da esquerda que não estiveram com Lula no primeiro turno, como PCB, PCO, PSTU e UP; e de uma vasta gama de forças sociais, econômicas, culturais, religiosas e comunitárias que devem constituir uma barreira ao crescimento do Fascismo e uma fortaleza para a vitória da luta democrática no Brasil e no Rio.

Nossos Comitês Municipais e nossa militância nas cidades, bases e movimentos sociais estão desafiados a ampliar os palanques locais, intensificar a mobilização nas redes e nas ruas e construir agendas amplas de campanha, com crescente participação popular. Ocupar as comunidades, enraizar os Comitês Populares de Luta, investir em profundo diálogo com lideranças e comunidades religiosas, articular lutas locais por justiça social à luta nacional pela retomada de um projeto com Democracia e Direitos para o povo trabalhador.

Serão três semanas de intensa mobilização e muita conversa com as pessoas, nos bairros e favelas, escolas, universidades e postos de trabalho. Devemos unir as cores do nosso povo e das nossas bandeiras ao verde e amarelo do Brasil. Devemos promover o amplo encontro de todas as religiões em favor do Amor e da união pacífica de nosso povo.

Reduzir as abstenções e aumentar a rejeição a Bolsonaro são desafios centrais para virar o resultado das eleições presidenciais no Estado do Rio de Janeiro. Precisamos convencer novos eleitores, comparar os projetos, desmascarar mentiras e apresentar soluções concretas para os dramas do povo, com a plataforma emergencial proposta por Lula.

Os comunistas do Rio de Janeiro investirão todas suas forças para realizarmos uma campanha ampla e combativa. A força de nosso povo decretará o fim do governo de Morte de Bolsonaro e conquistará a vitória de Lula nas urnas e a reconquista de um caminho de desenvolvimento e paz para o Brasil. O RJ precisa dar sua contribuição nesta jornada. Venceremos!

07 de outubro de 2022
Comitê Estadual do PCdoB no Rio de Janeiro