Escolha uma Página

Alexandre Santini, Secretário Municipal das Culturas de Niterói, vai assumir a Fundação Casa Rui Barbosa.

Santini foi convidado pela Ministra da Cultura do Governo Lula, Margareth Menezes, a presidir a Fundação vinculada ao MinC.

Em entrevista ao Portal Vermelho, o novo presidente da Fundação sediada em Botafogo afirmou que:

“A Casa Rui Barbosa é uma instituição importantíssima, centenária, que tem um corpo técnico de servidores altamente qualificado, mas foi totalmente atacada durante o governo Bolsonaro. Acreditamos que será possível desempenhar ali um bom trabalho e estamos nesse sentido muito honrados com a missão, muito feliz e esperançosos. É mais um trabalho de reconstrução, mais uma tarefa que a gente encara no sentido do que preconiza o governo do presidente Lula que é a união para a reconstrução nacional”, salientou Santini.

Com 43 anos, Alexandre Santini tem um currículo vasto na área, é especialista em políticas públicas de cultura, mestre em Cultura e Territorialidades, bacharel em Artes Cênicas, docente, pesquisador e escritor. No contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil, participou ativamente do processo de elaboração e aprovação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc de autoria da deputada federal, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e co-autoria de outros parlamentares. A deputada comunista falou sobre a indicação de Santini e ressaltou que:

“À frente da Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini terá papel fundamental na reconstrução dessa instituição que sempre foi referência na pesquisa, no ensino e no resgate da memória cultural e histórica do Brasil. Santini tem o preparo, a qualificação e a coragem para retomar a missão para a qual foi criada, honrando o talento e a memória de Rui Barbosa”.