Escolha uma Página

Para derrotar Bolsonaro, reconstruir o Brasil e o estado do Rio de Janeiro, a vitória do campo popular, progressista e democrático nas eleições de outubro é fundamental. Neste sentido, o PCdoB compõe a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) com Lula Presidente e indica uma bancada com sete candidaturas (três federais e quatro estaduais) com grandes chances de vitória nestas eleições.

De perfil diversificado, a maioria das candidaturas é do gênero feminino: 57,14% e também mais da metade, se autodeclaram negros (pretos e pardos): 57,15%.

Federal

Destaque para a atuante e uma das parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, Jandira Feghali 6565 que concorre mais uma vez a eleição como deputada federal. Jandira é médica cardiopediatra, baterista profissional, foi deputada estadual constituinte do Rio de Janeiro e está em seu sétimo mandato como deputada federal.

Jandira Feghali também é vice-presidente nacional do PCdoB, foi líder da bancada do Partido na Câmara (2014 e 2015), líder da Minoria em 2016. Foi secretária municipal de Cultura do Rio, secretária municipal de Ciências, Tecnologia, Desenvolvimento e Pesca de Niterói. A primeira presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados e presidente nos anos de 2011 e 2012 da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura do Congresso Nacional. A deputada encabeça a lista dos parlamentares mais influentes do Parlamento há décadas, segundo o DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

Com uma trajetória marcada por forte militância em defesa dos direitos dos trabalhadores da saúde, especialmente da Enfermagem, a deputada estadual que está em seu terceiro mandato na Alerj, conhecida por Enfermeira Rejane 6556 concorre neste pleito a uma vaga como deputada à Câmara dos Deputados.

Rejane de Almeida foi eleita pela primeira vez como deputada estadual em 2011, Dentro da Casa legislativa, presidiu pela terceira vez a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, sendo também vice-presidente da Comissão de Saúde, para o biênio 2021-2022. É membro da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, sempre trazendo para as demandas apresentadas o olhar feminino e feminista que adquiriu na luta pela vida das mulheres.

Para completar a chapa de candidaturas a federal no Rio de Janeiro, Assis Freitas 6500, paraibano, mas mora no Rio desde 1972, na cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro onde é presidente municipal do PCdoB.

Assis atua há vários anos junto aos movimentos sociais em defesa de: saúde, educação, moradia, saneamento básico e transporte de qualidade.

Estadual

Dani Balbi 65123 é a primeira professora trans da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também pretende conquistar vaga na Alerj e ser a primeira deputada estadual trans do Rio de Janeiro. Doutora em Ciência da Literatura, professora de Comunicação e Realidade Brasileira na Escola de Comunicação – Eco/Ufrj e roteirista, seu lema é “a gente pode mais”.

De Engenho da Rainha, bairro da Zona Norte da capital, Dani Balbi é militante do PCdoB há 18 anos, integra a direção nacional do Partido e participa das lutas estudantis, do movimento negro, LGBTQIA+ e de Mulheres, passando por entidades como a UBES, UNE, ANPG, UJS, UNEGRO, UBM e UNALGBTI.

Leonardo Giordano 65650 é vereador de Niterói com cinco mandatos e preside a Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal. Candidato a vice-governador do estado nas últimas eleições, também foi secretário das Culturas de Niterói.

Lilian Behring 65656 é enfermeira, doutora em Cardiologia e emergencista. Também é professora de pós-graduação e, atualmente, presidente do COREN-RJ, licenciada para disputar a vaga de deputada estadual na Alerj.

Oto da Fetagri 65111, como é conhecido Oto dos Santos, nasceu em Araruama-RJ, é líder camponês, defensor da Agricultor Familiar. Presidente (licenciado) da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRI). Dirigente sindical e educador popular.

A mobilização dos comunistas do Rio Janeiro, nesta reta final da campanha, se intensifica até o dia 2 de outubro para tornar o projeto eleitoral do Partido vitorioso nesse processo decisivo. Confira no perfil de cada um, suas redes sociais para acompanhar todas as informações.