Na noite dessa segunda-feira (12) o IPEC, instituto de pesquisa fundado por ex-diretores do IBOPE, divulgou a mais nova pesquisa de intenção de votos para a presidência da República.
O levantamento trouxe excelentes notícias para o candidato da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil). Lula subiu 2 pontos percentuais e chegou a 46% dos votos totais, enquanto Bolsonaro permaneceu com 31%. Ciro Gomes caiu de 8% para 7% e Simone Tebet manteve seus 4%.
Nesse cenário, Luiz Inácio Lula da Silva voltaria ao Palácio do Planalto para seu terceiro mandato ainda no primeiro turno pois aparece com 51% dos votos válidos. Outra boa notícia para a candidatura de Lula é a alta rejeição de seu adversário, que atinge a marca de 50%.
Em um possível segundo turno, a vantagem de Lula é bastante confortável. De acordo com o IPEC, o candidato da FE Brasil tem 53% das intenções de voto contra 36% do atual presidente.
A pesquisa IPEC foi realizada entre os dias 9 e 11 de setembro em 158 municípios; 2.512 pessoas foram entrevistadas presencialmente. A margem de erro é de dois pontos percentuais.