Escolha uma Página

Estamos nas últimas três semanas de uma campanha eleitoral única e decisiva para o Brasil e para o Rio de Janeiro. A luta pela democracia, pela reconstrução do país e de nosso estado, e pela derrota contundente do bolsonarismo é fundamental para o PCdoB e para o povo fluminense e brasileiro.

O sucesso do projeto eleitoral do PCdoB-RJ deve estar alinhado com a vitória de Lula, nosso maior cabo eleitoral, e de Marcelo Freixo.

É necessário que a nossa militância e as nossas candidaturas fortaleçam, cada vez mais, a luta pela vitória das forças populares, progressistas e democráticas com Lula no primeiro turno. Também devemos explorar ao máximo o voto útil contra Bolsonaro e desconstruir Cláudio Castro, levando Freixo para o segundo turno. É isso que deve pautar todas as forças verdadeiramente democráticas e populares.

Contudo, é muito importante nessa reta final de campanha ampliar o foco e a mobilização, intensificando as agendas das candidaturas proporcionais, das dobradinhas nas ruas, nas praças, nas universidades, nos locais de trabalho e em todas as áreas abrangidas pela nossa atuação. O peso das dobradinhas será muito importante tanto na eleição para o parlamento federal, quanto para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Tudo isso deve ser orientado pelo nosso projeto partidário.

O projeto eleitoral do PCdoB-RJ tem totais condições de se tornar vitorioso em 2022, mas nós não podemos perder tempo nem energia. Devemos levar sempre em conta o vértice do nosso projeto que é garantir a reeleição de nossa deputada federal e tornar Jandira Feghali uma das mais votadas dentro da Federação Brasil da Esperança no Rio de Janeiro; uma questão essencialmente política que tem uma relevância ímpar para o Partido, pois representa o fortalecimento de uma grande liderança nacional e uma das maiores lideranças de esquerda do ERJ.

Também é necessário destacar que a conquista de mais uma cadeira na Câmara Federal para a Enfermeira Rejane vem se tornando cada dia mais real. Rejane teve uma atuação brilhante como deputada estadual e se consolidou como uma forte liderança da Enfermagem no Rio de Janeiro.

Obviamente, precisamos atuar em sinergia com as grandes candidaturas para a ALERJ: Dani Balbi e Leonardo Giordano.  Dois nomes muito fortes que têm totais condições de manter o Partido Comunista do Brasil no parlamento estadual, contribuindo ainda com um futuro governo de Marcelo Freixo.

Também devemos valorizar as candidaturas de Lilian Bering, liderança da enfermagem, e de Oto, líder dos trabalhadores rurais no interior do Estado, bem como, a de Assis, grande liderança popular que é também candidato a deputado federal.

Nós temos apenas algumas semanas para derrotar o bolsonarismo e tornar o nosso projeto eleitoral vitorioso no Rio de Janeiro. Nenhum militante ou dirigente do PCdoB nesse momento pode estar desmobilizado dessa luta política, é fundamental que os comunistas fluminenses se organizem nos comitês das candidaturas nessa reta final, que conversem com os eleitores e eleitoras, disputem voto a voto, e contribuam para a eleição de nossas candidaturas e para a vitória de Lula, Freixo e André Ceciliano nessa batalha histórica.

Vamos à luta, camaradas!

João Batista Lemos

Presidente do PCdoB-RJ