Nesta quinta-feira, 8 de setembro, o candidato da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi recebido com muita empolgação pelo povo da Baixada Fluminense em um grande ato realizado na cidade de Nova Iguaçu.

Ao lado do candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB), e do candidato ao Senado, André Ceciliano (PT), Lula foi aclamado pelo público presente na manifestação.

Lula reafirmou o seu compromisso de recuperar o Brasil e a dignidade do povo brasileiro, sobretudo, das parcelas mais pobres da população. De acordo com o candidato da FE Brasil à presidência:

“Nós vamos recuperar o respeito ao povo trabalhador desse país. A gente não quer se pobre, a gente quer morar bem, comer bem, a gente quer viajar, a gente quer que os nossos filhos tenham roupa nova e comam pelo menos 3 vezes por dia. A gente quer que a nossa família seja respeitada. Hoje, a carne nesse país virou artigo de luxo porque as pessoas não podem mais comprar um quilo de carne de segunda, agora precisam entrar na fila do osso”.

Lula também falou sobre os ataques do governo Bolsonaro aos trabalhadores e ressaltou a importância de devolver e ampliar os direitos trabalhistas:

“Rasgaram a carteira de trabalho e criaram a carteira verde e amarela. Eu quero saber onde estão os empregos criados por essa carteira verde e amarela. Os trabalhador precisa ter direitos”, disse o ex-presidente da República.

Luiz Inácio Lula da Silva ainda falou sobre a necessidade de eleger Marcelo Freixo e André Ceciliano no Rio de Janeiro para derrotar o bolsonarismo, recuperar o estado e contribuir com a gestão nacional:

“Vim aqui hoje para dizer que a gente tem uma pessoa que é o que há de melhor para governar e para se preocupar com o povo trabalhador do Rio de Janeiro: esse homem é Marcelo Freixo, futuro governador deste estado. Também temos que eleger André Ceciliano, alguém com competência e sensibilidade para ajudar a aprovar as leis que interessam ao povo brasileiro”, pontuou Lula.

André Ceciliano, presidente da Assembleia Legislativa e ex-prefeito do município de Paracambi, ressaltou o seu carinho pela Baixada Fluminense e destacou as diversas realizações de Lula na região:

“Minha querida Baixada Fluminense, estamos aqui hoje com aquele que foi o melhor presidente da História do Brasil. (…)  Há cerca de  4 milhões de brasileiros vivendo na Baixada e eu tenho orgulho de ter nascido e crescido aqui, terra de um povo humilde e trabalhador”, afirmou o candidato de Lula ao Senado.

Marcelo Freixo, que pode de vencer o governador Cláudio Castro e o bolsonarismo no Rio de Janeiro, salientou que é necessário derrotar a máfia que se instalou no estado. De acordo com Freixo:

“Esse povo quer trabalho e dignidade e nós vamos trazer tudo isso de novo. O emprego tem que ser gerado na Baixada Fluminense. (…) A gente está enfrentando uma máfia no Rio de Janeiro, a propaganda de Cláudio Castro é uma vergonha, se trata de uma campanha paga com o dinheiro da creche, da escola integral, o dinheiro que poderia acabar com a fila do SISREG. Mas nós vamos derrotar essa máfia com gente consciente nas ruas”.

A ex-presidenta Dilma Rousseff também esteve presente no ato e fez questão de convidar a deputada federal e candidata à reeleição pelo PCdoB, Jandira Feghali, para o centro do palco, ressaltando a força da parlamentar que, segundo Dilma, “não abaixa a cabeça”. Em seu discurso, Jandira Feghali afirmou que:

“Esse é um momento muito singular, muito importante da luta política brasileira e a baixada fluminense não quer mais chacina, não quer mais milícia, não quer mais Supervia quebrada. A baixada quer dignidade, a baixada quer escola, a baixada quer saúde, não quer mais violência contra as mulheres, a baixada quer saneamento, a baixada quer transporte decente. E nós sabemos que esse é o momento da nossa grande luta, é o momento que a escolha está na nossa mão. E a nossa arma é o voto. Nós temos poder de decidir e estamos a apenas três semanas de botar o nosso voto na urna e está muito fácil de escolher. O Brasil precisa de nós. O Rio de Janeiro precisa de nós e nós não podemos falhar nesse momento. Precisamos estabelecer a guerra da solidariedade contra o individualismo, a guerra do amor contra o ódio, a guerra do sorriso contra a lágrima, a guerra da vida contra a morte. E o Lula é tudo isso: é a vida, é a solidariedade, é o amor e é o sorriso. E nós precisamos garantir que isso esteja na urna no dia 2 de outubro”.

A deputada estadual e candidata à Câmara Federal, Enfermeira Rejane (PCdoB), também realizou um discurso no ato e disse que:

“Esse País não quer o ódio. Somos um País laico que acredita em todas as religiões. Estamos em uma frente que está crescendo e vai eleger Lula presidente. Vamos ganhar esses corações e eleger Lula, Freixo e André ainda no primeiro turno”.