Escolha uma Página

Neste 7 de setembro, bicentenário da independência, é fundamental ressaltar que a soberania nacional é um dos pilares do programa do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) para um projeto de desenvolvimento que afirme, fortaleça e consolide a independência como caminho brasileiro para o socialismo.

Portanto, para os comunistas – no dia em que lembramos dos 200 anos da proclamação da independência – o grande homenageado deve ser o povo brasileiro, artífice fundamental das lutas necessárias para forjar uma Nação realmente independente, soberana e desenvolvida.

A Batalha de Guararapes, a resistência do Quilombo dos Palmares, a Conjuração Mineira, a Revolução Pernambucana de 1817, a independência, a abolição, a República, a batalha contra a ditadura e o combate ao imperialismo foram alguns dos momentos escritos com a luta e o sangue do povo do nosso país, parte imprescindível do ciclo civilizacional do Brasil.

No ano do seu centenário, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) se orgulha muito por ter entregue a essa luta, nos últimos 100 anos, alguns dos melhores filhos e filhas do povo que construiu essa pátria.

As eleições de 2022 se entrelaçam com os 200 anos da independência, por isso, vamos dar um passo decisivo para completar essa obra. Vamos derrotar o fascismo e jogar Bolsonaro e seus aliados no lixo da História. Esse grupo destruiu o Brasil, sequestrou os símbolos nacionais e o próprio bicentenário da independência, transformando a data em um momento de ataque à democracia e de reafirmação de valores da extrema direita e do neoliberalismo.

O mês de setembro de 2022 tem uma importância ímpar porque também se transformou em um momento decisivo para a democracia brasileira e para a verdadeira independência nacional.

 

Setembro é o último mês da campanha eleitoral que pode levar um ex-metalúrgico ao terceiro mandato presidencial e pôr fim a um governo neofascista, corrupto e entreguista que ameaça a democracia e que levou o povo à miséria, promoveu a fome e a desinformação, e desviou dinheiro nas negociações pela vacina. Um governo que envergonha o Brasil perante a América Latina e o mundo.

 

A independência incompleta, proclamada em 1822, precisa ser efetivamente concluída e, para isso, deve ser construída pelos brasileiros e brasileiras realmente comprometidos com a democracia e com o futuro do Brasil. A soberania nacional só vai ter consequência quando o povo tomar o destino da Nação em suas mãos e formar uma nova e ampla maioria política. Nesse sentido, o caminho é a luta urgente por um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento que empreenda reformas e rupturas para fortalecer a Nação e empoderar o povo brasileiro.

 

Trata-se, uma vez mais, de um confronto decisivo para o Brasil. O PCdoB está profundamente empenhado para consolidar a vitória da chapa Lula-Alckmin, apoiada por um conjunto de 10 partidos e por amplas forças políticas e sociais. É essa grande frente democrática, patriótica, progressista e popular que vai capitanear um Governo capaz de reconstruir – com a amplitude e a unidade necessárias – o Brasil e encaminhá-lo para um novo ciclo de desenvolvimento soberano que deve culminar na conquista da plena independência do país.

 

João Batista Lemos pelo Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio de Janeiro