Escolha uma Página

O mês de setembro de 2022 tem uma importância única, além de marcar o bicentenário da independência inconclusa do Brasil, também se transformou em um período decisivo para a democracia brasileira, para a verdadeira independência nacional e para a História de nosso país.

Setembro é o último mês da campanha eleitoral que pode levar um ex-metalúrgico ao terceiro mandato presidencial e pôr fim a um governo neofascista, corrupto e entreguista que ameaça a democracia e que levou o povo à miséria, promoveu a fome e a desinformação, e desviou dinheiro nas negociações pela vacina. Um governo que envergonha o Brasil perante a América Latina e o mundo.

A independência inconclusa, proclamada em 1822, precisa ser realmente completada e construída pelos trabalhadores e trabalhadoras. A soberania nacional só vai ter consequência quando o povo brasileiro, com o protagonismo da classe trabalhadora, tomar o destino da Nação em suas mãos e construir uma nova maioria política.

Democracia, desenvolvimento econômico e soberania andam lado a lado, por isso, nesse momento histórico em que vivemos, as massas populares juntamente com amplas forças democráticas nacionais devem tomar as rédeas do país, começando com a vitória sobre Jair Bolsonaro e esse grupo que destruiu o Brasil e sequestrou os símbolos nacionais e o próprio bicentenário da independência, transformando a data em um momento de ataque à democracia e de reafirmação de valores da extrema direita e do neoliberalismo .

Jair Bolsonaro e seus apoiadores se dizem patriotas, empunham a bandeira nacional e se vestem de verde e amarelo, mas batem continência e se ajoelham diante da bandeira dos EUA e de Israel. Os bolsonaristas são traidores da pátria, são entreguistas que nada têm a ver com a luta patriótica e emancipatória do povo brasileiro. Até porque a luta patriótica está assentada na luta de Classe de nossos dias,  na defesa da democracia, e na garantia da Soberania Nacional.

 

Reforçar a campanha na rua é fundamental 

Nesse sentido, é imprescindível entender que para superar esse momento sombrio e reconstruir o Brasil, devemos batalhar com todas as forças para eleger Lula e implementar um novo projeto nacional de desenvolvimento, começando com uma plataforma emergencial e um programa de salvação nacional, com valorização do trabalho por  mais e melhores empregos, ampliação dos direitos  sociais, das políticas públicas  e da democracia através  do fortalecimento do Estado como indutor e planificador do desenvolvimento à luz de um projeto de Nação.

A vitória do campo popular, progressista e democrático nas eleições de outubro será um marco. Contudo, a vitória sobre o bolsonarismo no seu berço, o Rio de Janeiro, é extremamente importante e simbólica. Assim sendo, é necessário lutar para levar Marcelo Freixo ao Palácio Guanabara, retirando Cláudio Castro (o representante de Bolsonaro no estado) do poder e acabando com o esquema mafioso que o atual governador instalou na administração estadual. Se faz necessário desconstruir e desmascarar este engodo que paira sobre o estado do Rio de Janeiro .

Derrotar Jair Bolsonaro e o bolsonarismo em todos os cantos do país é hoje a tarefa mais importante e urgente de todos os democratas e patriotas brasileiros que realmente desejam resgatar o Brasil e, finalmente, completar a obra da independência nacional.

João Batista Lemos (Presidente do PCdoB-RJ)