Nesta quinta-feira, 10 de março, milhares de mulheres se reuniram com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reafirmar o compromisso em torno da luta pela reconstrução do Brasil e a disposição para derrotar Bolsonaro.

Participaram do evento – que foi realizado no formato híbrido, com ações presenciais e virtuais – mulheres do PCdoB, de outros partidos de esquerda, e de mais de 20 entidades dos movimentos sociais, populares e sindicais.

A pauta central do encontro intitulado “Mulheres com Lula para reconstruir o Brasil” foi a reconstrução do país e das políticas de igualdade de gênero.

A deputada federal e vice-presidente do Partido Comunista do Brasil, Jandira Feghali, falou pelo PCdoB, destacando a importância da Frente Ampla para derrotar Jair Bolsonaro.

A Secretária Nacional Adjunta da Mulher, Márcia Campos, também estava presente, assim como, as parlamentares do PCdoB, Perpétua Almeida e Alice Portugal.

A presidenta nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM), Vanja Andréia, também discursou no ato, sublinhando a luta das Mulheres:

“Somos 52% da população brasileira e lutamos ao longo da história pelos nossos direitos. Vínhamos acumulando vitórias importantes no seu governo (de Lula), quando tivemos tamanhas conquistas. Nos governos de Temer e Bolsonaro, vimos nossos direitos serem atacados e diminuídos. As mulheres foram as que mais sofreram violência durante a pandemia, na rua, na miséria. É uma vergonha, porque o Brasil tinha saído da pobreza. Isso dói muito”.

Representando a Secretaria da Mulher da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Celina Alves, reforçou a necessidade de uma agenda de reconstrução nacional e de retomada dos direitos e conquistas trabalhistas:

“Queremos o fim da lei das terceirizações, queremos o fim da reforma trabalhista, imoral e indecente, o fim do desmatamento da Amazônia, do desmonte dos serviços públicos (conseguimos barrar a PEC 32!), da mineração nas terras indígenas, da carestia, fome, da pobreza e da violência de gênero”, afirmou Celina Alves.

Em sua fala, o ex-presidente Lula destacou a importância da participação das mulheres na política e nos espaços de decisão para enfrentar a discriminação e a desigualdade de gênero.