O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) criou a “Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política”, uma mobilização que está percorrendo grandes cidades do país para realizar atividades culturais, debates, cursos, oficinas, e trocas de experiências “com o objetivo de incentivar a participação das mulheres na política. Trata-se de uma ampla mobilização de formação e organização sobre os principais desafios da luta feminista no atual contexto do país”.
A Caravana Mulheres pelo Brasil, que foi organizada pela Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB, esteve na cidade de Niterói no dia 23 de maio e reuniu dezenas de comunistas. O evento, além de debater sobre a importância da eleição de mulheres para a construção de cidades mais humanas e inclusivas, promoveu oficinas culturais e de comunicação política nas redes.
A Caravana terá embaixadoras “de diferentes estados para representar a diversidade da composição de mulheres no PCdoB”. No Rio de Janeiro, a Caravana teve como destaque a participação da deputada federal, Jandira Feghali, da pré-candidata a vereadora de Niterói, Walkíria Nictheroy, e da primeira suplente de deputada federal, Enfermeira Rejane, que há anos vem sendo uma protagonista incansável na defesa da categoria da Enfermagem, composta majoritariamente por mulheres, e reforçou no encontro a relevância do empoderamento feminino na política e no mundo do trabalho.
O presidente do PCdoB-RJ, Daniel Iliescu, também participou do evento e reafirmou o compromisso do Partido com a luta das mulheres para ocupar os espaços de poder em nossa sociedade. O líder comunista, que ao longo de sua trajetória sempre sublinhou a necessidade de ampliar a participação feminina na política partidária e institucional, fez questão de ressaltar em seu discurso que o protagonismo das mulheres na luta do povo brasileiro é decisivo para o futuro do país.