Escolha uma Página

O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio de Janeiro realizou nesta segunda-feira (27) um ato para declarar o apoio oficial dos comunistas fluminenses à pré-candidatura de André Ceciliano ao Senado Federal.

O evento que formalizou o apoio ao atual presidente da ALERJ foi realizado na sede estadual do Partido e contou com a participação do pré-candidato ao Governo do estado, Marcelo Freixo (PSB), da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), da deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB), do presidente do PCdoB-RJ João Batista Lemos, da presidenta estadual da Fundação Maurício Grabois, Dani Balbi, do vereador de Niterói, Leonardo Giordano, do presidente da FETAGRI-RJ, Otto dos Santos, da ex-presidenta do COREN-RJ, Lilian Behring, além de representantes do PV e do PT, bem como, lideranças e dirigentes do PCdoB-RJ. Isaac Ricalde, membro do Comitê Estadual comunista e dirigente do PCdoB São Gonçalo, também esteve presente no ato e foi o nome apresentado pelo Partido para a suplência de Ceciliano.

A deputada federal e pré-candidata à reeleição, Jandira Feghali, fez questão de ressaltar a importância da unidade nesse momento decisivo para o Rio de Janeiro e para o Brasil:

“Esse apoio foi uma construção política, após um longo processo de discussão sobre o melhor para o Lula, para o Freixo, para o Brasil e para o Rio. A unidade política hoje está acima de tudo. Temos que ter unidade suficiente para não permitir que se eleja um senador Bolsonarista. Precisamos eleger o senador do Lula, que é o André Ceciliano”, disse Jandira.

Marcelo Freixo também falou sobre a necessidade de unidade e lembrou que Lula terá em Ceciliano um companheiro leal. De acordo com o pré-candidato a Governador:

“Nos momentos mais difíceis do PT, e eles não foram poucos, o André não saiu do PT. O Lula precisa eleger um senador que, independentemente do que estiver acontecendo, vai estar ao lado dele, em nome de um projeto”.

A deputada estadual e pré-candidata à Câmara Federal, Enfermeira Rejane, citou o papel desempenhado por André Ceciliano à frente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ): “Aprendi muito com o André como presidente da Alerj. Ele sabe juntar os diferentes, tem jogo de cintura e sabe dialogar. É um deputado que tem mais de 390 leis aprovadas, fez o Fundo Soberano, o Supera RJ… Ele sabe que ninguém consegue avançar sozinho”, afirmou a parlamentar comunista.

Citando a chapa Lula-Alckmin, o presidente estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), João Batista Lemos, chamou a atenção para a relevância de uma frente ampla para derrotar o bolsonarismo:

“Aqui no Rio, o Freixo está no esforço de fazer o mesmo com César Maia. Isso é fundamental para ampliar forças e derrotar o Bolsonarismo. (…) O PCdoB pode não ser numericamente grande, mas tem uma história gigante”, sublinhou Batista.

André Ceciliano fez questão de agradecer o apoio dos comunistas do PCdoB e fez um breve relato da sua trajetória na ALERJ. Segundo o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Senado:

“Ninguém pode ser candidato de si mesmo. Esse apoio é uma honra e podem ter certeza que vou estar à altura dessa confiança. Eu não corro de bola dividida, quando a opinião publicada pressiona eu mantenho as minhas posições. O presidente Lula sabe que pode contar comigo”.

 

Confira a resolução do PCdoB-RJ sobre o apoio a André Ceciliano:

 

Juntos pelo Brasil e o Rio de Janeiro: PCdoB com FE BRASIL, André Ceciliano, Lula e Freixo

 

O Partido Comunista do Brasil considera que a composição de uma chapa majoritária em torno de Marcelo Freixo ao governo do estado e a perspectiva de ampliação com os demais setores  comprometidos com a luta democrática em oposição a Bolsonaro e Cláudio Castro têm na pré-candidatura de André Ceciliano um ativo importante.

André Ceciliano expressa amplitude social e política, agrega apoios de lideranças da região metropolitana e do interior do estado, teve atuação exitosa à frente da presidência da ALERJ, onde foram construídos fóruns importantes pelo desenvolvimento do estado, dialoga com as universidades, além de ter estado ao lado dos trabalhadores para fazer frente à privatização da CEDAE. Grande defensor dos interesses do povo fluminense em relação ao plano de recuperação fiscal. Por isso seu nome fortalece a chapa majoritária e a Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL), podendo atrair outros setores das forças democráticas, progressistas e do movimento popular do estado para derrotar o bolsonarismo no Rio de Janeiro.

Por fim e de extrema importância: André Ceciliano tem apoio declarado de Lula, que tem sido o bastião da esperança, com pesquisas apontando possibilidade de vitória no primeiro turno. Lula encabeça nacionalmente este projeto empolgando o povo com bandeiras populares, democráticas, que buscam saídas concretas para a situação desesperadora em que se encontra o povo brasileiro, sobretudo as massas populares. Milhões de pessoas passam fome e estão sem moradia no RJ, precisaremos retomar políticas de geração de emprego e distribuição de renda – a questão do trabalho é central – e ter nomes fortes e articulados em espaços de construção de políticas para o povo é fundamental.

 

Apoio a Ceciliano e suplência para Isaac Ricalde

Diante disto o PCdoB do estado do Rio de Janeiro declara apoio a André Ceciliano como pré-candidato a senador e indica para a suplência o nome de Isaac Ricalde, dirigente partidário, gestor público que disputou a prefeitura de São Gonçalo pelo PCdoB em 2020.

Por tudo isso, conclamamos a unidade da coligação e das forças democráticas e progressistas em torno da pré-candidatura da FE Brasil,  André Ceciliano, para derrotar o bolsonarismo também nas eleições para o Senado. A grave situação do país e do estado do RJ exigem a busca desta unidade e a correlação de forças aponta esta pré-candidatura como a mais viável. Respeitando a autonomia dos partidos, faz-se necessário o aprofundando do diálogo entre as forças democráticas e progressistas para que o povo saia vitorioso desta eleição.

Rio de Janeiro, 24 de junho de 2022
PCdoB RJ

 

 

 

*Com informações do site Terceira Via