Nesta quarta-feira, 4 de maio, os (as) profissionais da Enfermagem podem dar um passo importantíssimo para conquistar uma vitória histórica: a aprovação do Piso Nacional da categoria.

O Projeto de Lei 2564/20, que institui o piso nacional da Enfermagem, após ser aprovado de forma unânime no Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados, será votado no plenário da casa legislativa na sessão de amanhã, 4 de maio.

O PL 2564/20 prevê uma remuneração mínima de R$ 4.750 para enfermeiras e enfermeiros, R$3.250 reais para as técnicas (os) de enfermagem e R$ 2.375 para as (os) auxiliares.

A deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ), protagonista nessa grande luta da categoria, ressaltou a importância singular desse momento para os (as) profissionais da Enfermagem:

“O dia 4 de maio será um marco para a categoria da Enfermagem. São mais de 2 milhões de trabalhadores e trabalhadoras que lutam por uma jornada de trabalho definida e por um piso salarial nacional. A aprovação do PL 2564 na Câmara dos Deputados será uma grande vitória para essa categoria de profissionais que dão a vida para salvar a vida dos outros”, afirmou a parlamentar comunista.

Enfermeira Rejane também fez questão de destacar a mobilização da categoria da Enfermagem para pressionar os deputados e deputadas em Brasília:

“A categoria está toda mobilizada e estará em Brasília. Estamos mobilizando dois ônibus aqui no Rio de Janeiro para fortalecer a pressão que faremos no Congresso Nacional pela aprovação do PL 2564”, destacou a deputada estadual do PCdoB.