Escolha uma Página

Foi em clima de bastante unidade que os comunistas e as comunistas se reuniram, de forma hibrida, na noite de ontem (30) para o ato político de abertura da 22ª Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil. A atividade teve início às 18h30 e foi transmitida ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook do PCdoB Rio de Janeiro.

 

Além da militância comunista, estiveram presentes lideranças de partidos aliados que saudaram os comunistas em seu processo congressual. Participaram, dessa forma, do ato político, valorizando o papel do PCdoB na democracia brasileira, representantes do PT, PSB, PDT, Cidadania, PV, Consulta Popular e Rede Sustentabilidade. Os movimentos sociais também estiveram presentes, com participação de lideranças da CMB, UBM, UNEGRO, UJS, MTST, Frente Brasileira de Favelas e CTB.

 

A Presidenta Nacional do PCdoB, Luciana Santos, participou de forma virtual da conferência. Através de um vídeo, Luciana valorizou o processo democrático do Congresso do PCdoB e defendeu a Frente Ampla como única forma de mudar a atual correlação de forças.

 

“Esse é o momento do auge da democracia interna do nosso partido, onde normalmente fazemos o diagnóstico da situação e apontamos perspectivas dentro do contexto e das circunstâncias que estamos vivendo. Nosso 15º Congresso do nosso glorioso PCdoB decidiu ter dois focos: o primeiro desmascarar, isolar e derrotar Bolsonaro. E é nessa perspectiva que estamos caminhando, cujo centro da nossa tática é a Frente Ampla. Só um grande movimento, de forças vivas na sociedade brasileira, de trabalhadores a empresários, passando com os descontentes com Bolsonaro, é possível mudar a correlação de forças e reverter esse jogo tão difícil.”

 

Logo em seguida, o Presidente do Comitê Estadual do PCdoB-RJ, João Batista Lemos, saudou os companheiros de outros partidos e movimentos sociais presentes no ato político, valorizou sua própria história junto ao partido e também defendeu a Frente Ampla para construir um Brasil mais justo e democrático:

 

“Me sinto muito orgulhoso por não ter arredado o pé da luta contra as classes dominantes do Brasil. Contra essas Burguesia que levou nosso país a essa situação tão miserável, com esse governo Bolsonarista. Nosso partido luta pelo Socialismo, mas compreendemos que nesse caminho, a caminhada é difícil. Sempre temos barreiras e sempre vamos superando essas barreiras com uma frente democrática e progressista para formar um país mais democrático e mais justo.”

 

A Deputada Federal Jandira Feghali lembrou o papel de João Amazonas na orientação dos primeiros parlamentares do Partido e que valem até hoje, sendo fundamental na conquista das Federações Partidária dentro de uma conjuntura difícil:

 

“Nós conseguimos aprovar a Federação num contexto de um governo fascista, de grandes ameaças à nossa democracia, de violação à constituição todos os dias. Nós estamos nas ruas pedindo democracia, contra o fascismo, tentando construir frentes amplas de combate ao Fascismo, de luta por direitos. Estamos identificando crimes de responsabilidade todos os dias. Lutando permanentemente durante esses 3 anos, dizendo que é um governo neofascista. E é nessa conjuntura que a gente arranca uma vitória desse porte.”

 

 

A Deputada Estadual Enfermeira Rejane fez uma fala bastante dura sobre a situação do Estado do Rio de Janeiro, apontando para as eleições do ano que vem como fundamentais para eleger um projeto real de mudança que devolva o Rio de Janeiro para o seu povo:

 

“O Estado do Rio de Janeiro é um estado que a gente não conhece mais. É um estado que caiu em desgraça. Essa semana estamos votando mais um pacote de maldades contra os trabalhadores, contra os servidores, contra a população do Rio de Janeiro, que não tem trégua desde o governo Cabral, desde o governo Pezão. Nós precisamos de mudança concreto para esse estado. E 2022 está aí para a gente apontar um projeto real de mudança, para voltar a ser o Rio de Janeiro que a gente conhece.”

 

O líder da bancada comunista no Congresso Nacional, Deputado Federal Renildo Calheiros saudou a militância do PCdoB-RJ e ressaltou a importância da Conferência Estadual para organizar a militância do PCdoB fluminense para a luta contra o Governo Bolsonaro:

 

“A militância do Rio de Janeiro e fundamental para organizar a nossa luta contra o governo Bolsonaro. Bolsonaro é um presidente despreparado, incapaz, inapto, uma forte ameaça á nossa democracia e uma vertente para o fascismo no nosso país. Precisa ser derrotado!”

 

O Secretário das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano, presente no ato fez uma fala firme onde lembrou os 600 mil mortos e as razões que levarão os comunistas e o povo do Rio de Janeiro às ruas no ato do próximo dia 2 de outubro.

 

“Toda vez que o povo brasileiro sofre, o PCdoB sofre junto. Toda conjuntura adversa para o povo brasileiro é uma conjuntura onde o PCdoB sofre junto. Esse momento é um momento muito difícil para o povo brasileiro. Momento em que vamos às ruas para denunciar no dia 2. Denúncia firme do aumento do preço das coisas, que faz o povo sofrer, denúncia firme da capa do “Extra” que mostra o povo na fila para pegar osso, de uma gasolina que passa de 7 reais, de um país que chora 600 mil mortos. E quando o povo brasileiro chora, o PCdoB chora também a morte de Haroldo Lima e tantos outros camaradas. Porque o PCdoB tem uma vinculação profunda com o povo brasileiro. E quando povo brasileiro sofre ou é ameaçado, o PCdoB sofre e é ameaçado junto.”

 

A Vereadora de Niterói, Walkíria Nictheroy, valorizou a construção coletiva que a levou a Câmara de Vereadores e o compromisso do PCdoB com o futuro e com a luta contra as opressões:

 

“Quando eu lembro que, se hoje eu estou sentada no parlamento da minha cidade é porque sou uma vitória coletiva de um partido com compromisso com o futuro. Um partido que colocou uma menina negra, moradora de uma comunidade, bissexual, professora da rede pública, candomblecista, que é atravessada por todas as opressões que a gente luta contra hoje. O PCdoB é um partido que tem compromisso com o futuro.”

 

O ato contou também com falas dos deputados federais Marcelo Freixo e Alessandro Molon, do PSB, que valorizaram atuação da bancada comunista na Câmara dos Deputados; da Deputada Estadual Martha Rocha (PDT), do dirigente do PV André Luz; do ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) e outras lideranças de partidos.

 

Às 21 horas, o ato político foi encerrado em clima de unidade, mobilizando para os atos do próximo dia 02 e seguindo com os trabalhos da Conferência Estadual que irá percorrer todo o final de semana até domingo, dia 3.