Neste sábado (18), foi realizada a 15ª Conferência Municipal do PCdoB Niterói, que elegeu a nova direção para o próximo biênio. A nova presidenta do PCdoB Niterói, Natália Cindra ressaltou a ampla atuação dos comunistas em diversas frentes de luta:
“O nosso partido é um partido de homens, mulheres, negros e negras, LGBTI+, que constroem diariamente a luta do povo. São esses comunistas que estão em todas as frentes populares, construindo uma sociedade mais justa e mais humana.”
Para o presidente estadual do PCdoB, Batista Lemos, o momento pede três grandes ações estratégicas dos comunistas: mobilização, luta de ideias e frente ampla contra o fascismo do governo Bolsonaro.
“Estamos vivendo um processo de desmonte nacional em todos os aspectos. Na saúde, por exemplo, não há um projeto para salvar vidas diante da pandemia. O governo compromete a soberania nacional. Por isso, o partido, neste momento, precisa levantar a bandeira e defender a frente ampla contra o fascismo. Para derrotar o Bolsonaro, ir para as ruas de forma segura, e fazer a luta de narrativas no combate às fake news”
A deputada federal Jandira Feghali saudou a Conferência e destacou a história e papel revolucionário do partido.
“Eu entrei no partido ainda na ilegalidade. A gente constrói a luta contra esse sistema opressor. E por isso a gente mantém essa riqueza ideológica de superar o capitalismo e construir o socialismo. A revolução é a luta de classes, e ela pode ser feita de várias maneiras. Nós vamos construir a nossa maneira. É isso que nos mantém de pé, apesar de toda pressão. É isso que mantém nosso partido vivo e pulsante. O momento que a gente vive exige um sentido de unidade, de coletivo. Esse governo aposta em uma guerra cultural, na mentira, no ódio. Nós queremos democracia e liberdade.”
Para Leonardo Giordano, ex-presidente do partido em Niterói e secretário de Relações Institucionais da nova gestão, realizar essa conferência com ampla mobilização, é um marco histórico.
“Estou extremamente orgulhoso. O PCdoB vai fazer 100 anos ano que vem e nasceu em Niterói. Sobreviveu a coisas terríveis como a Chacina da Lapa, superou a ilegalidade e o período em que seus militantes foram presos e torturados. As ideias desse partido sempre endureceram as elites, que sempre exploraram o povo. Essa é a profundidade do partido. Não somos o maior em números de votos ou filiados, mas somos ameaçadores ao poder vigente. Somos os comunistas que o andar de cima não suporta, porque lutamos contra a exploração e as opressões.
Aqui, somos um encontro de insuportáveis ao poder vigente. Na hora que temos um governante horrível, esse desafio aqui, essa Conferência é uma conquista histórica.”
A vereadora Walkíria Nichteroy, líder da Bancada e responsável pelas Ações Parlamentares, destacou a emoção de lutar em um partido que respeita a diversidade, na qual se sente representada: “Eu quero agradecer imensamente ao PCdoB por ter gente como eu ao meu lado. Nós sobrevivemos e sobreviveremos. Não é esse fascismo que vai derrubar os comunistas.”
A 15ª Conferência do PCdoB Niterói envolveu mais de 400 militantes em sua construção, em cerca de 15 reuniões realizadas em diversas regiões da cidade. A nova formação da direção municipal pode ser conferida na lista abaixo:
Natália Cindra – Presidenta
Priscila Pinheiro – Vice-Presidenta e Secretária de Juventude
Leonardo Giordano – Sec. de Relações Institucionais
Walkíria Nictheroy – Ações Parlamentares / Líder de Bancada
Ana Claudia Santos – SORG
Alexandre Santini – Cultura
Diogo Cairo – Finanças
Renato Almada – Movimentos Sociais
Marcio Filho – Comunicação
Bia Lopes – Formação
Marcos Rodrigo – Sec de Mobilização e Frentes de Solidariedade
Irene Cassiano – Sec de Mulheres
Johnny Heringe – Resp. Departamento de Quadros
Daniel Valente – Sec. de Liberdade Religiosa
Thiago José – Política Acadêmica (UFF)
Felipe Carvalho – Secretaria de Diversidade
Texto: Marcela Canéro | Foto: Divulgação PCdoB Niterói