A Comissão Política Estadual do PCdoB-RJ vem a público manifestar o seu apoio as investigações da Polícia Federal que culminaram com a prisão de Raphael Montenegro, Secretário de Administração Penitenciária do Governo Claudio Castro, em virtude de seu relacionamento com o alto comando de uma facção criminosa no Rio de Janeiro.
A investigação conduzida pela Polícia Federal, que culminou em sua prisão preventiva, revela uma série de visitas, ligações e favores que membros do Governo Estadual realizam para os chefes da referida organização criminosa.
O governador Claudio Castro foi eleito na esteira de um discurso punitivista de combate ao crime ilustrado, principalmente, sob o lema do “tiro na cabecinha”. Nesse mesmo caminho trilharam Bolsonaro, Witzel e Sergio Moro. Os fatos que vão se desnudando, dia após dia, apenas expressam o cinismo desses sujeitos e os seus verdadeiros interesses, quais sejam: patrocinar a apoiar grupos criminosos e impor ao povo fluminense uma política de fome e desalento, o qual, este último, é representado pelo fracasso do programa de auxílio emergencial “Supera Rio”.
O PCdoB-RJ, nesta oportunidade, ratifica o seu posicionamento em defesa da retomada do desenvolvimento econômico estadual, a partir de um maciço investimento público, como a principal ferramenta de desarticulação e enfrentamento ao crime organizado.