Escolha uma Página

Na tarde desse domingo (23), o povo do Rio de Janeiro lotou a orla de Copacabana para deixar bem claro que não aceita anistia para golpistas, nem blidagem para parlamentares que cometeram crimes.

O ato reuniu milhares de pessoas que carregavam bandeiras do Brasil, cartazes comemorando a iminente prisão de Jair Bolsonaro e faixas contra a anistia e a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara dos Deputados em dois turnos.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) promoveu uma grande mobilização para o ato em Copacabana, muitos dirigentes e militantes do Partido compareceram à manifestação empunhando bandeiras do PCdoB e reafirmando a luta histórica dos comunistas em defesa da democracia no Brasil e da soberania nacional.

Também estiveram presentes no ato as quatro parlamentares do PCdoB: as deputadas federais, Jandira Feghali e Enfermeira Rejane, e as deputadas estaduais, Dani Balbi e Lilian Behring.

As deputadas comunistas ressaltaram o momento histórico que vive a democracia brasileira ao impedir um golpe de Estado e condenar os principais líderes e executores dessa tentativa de ruptura do Estado Democrático de Direito, as parlamentares reforçaram que é fundamental combater qualquer iniciativa que vise à redução das penas ou o perdão aos golpistas que atentaram contra o Brasil.

Jandira Feghali, que tem se destacado no enfrentamento aos golpistas na Câmara Federal, afirmou em suas redes que:

“Hoje, no coração de Copacabana, vi um mar de gente reunida em defesa da democracia. O Brasil inteiro se levantou contra a PEC da Blindagem e a anistia, e eu, ao lado da bancada do PCdoB, reafirmo nosso compromisso: não aceitaremos proteger criminosos da política nem perdoar quem atentou contra o resultado da urnas. Essa luta é pela memória de quem deu a vida contra a ditadura, é pela justiça, pela diversidade e pelo futuro soberano do nosso país”.

Já a deputada estadual comunista, Dani Balbi, fez questão de ressaltar que:

“A nossa democracia é feita de povo, é feita de gente, ela feita das mulheres mães trabalhadoras, de uma maioria que ganha bem menos que 5mil reais, ela é feita dos uberizados, dos entregadores de aplicativos, das mães solo, das mulheres negras e faveladas, são essas pessoas que produzem a riqueza do Brasil, são essas pessoas que deveriam ser importantes para o Congresso Nacional, com elas que os parlamentares deveriam se preocupar, não em proteger seus amigos e blindá-los de investigações criminais”.

A deputada federal, Enfermeira Rejane, destacou a mobilização do povo brasileiro em defesa da democracia e contra a anistia:

“Mais uma vez o povo está mostrando a sua força, no Brasil inteiro a população foi para as ruas, mostrando que o povo não quer anistiar golpista. Nós temos um país soberano e não será um Congresso de pilantras que vai dizer que o país não será soberano, que não vai ditar e respeitar suas próprias regras. Esse é o nosso povo, que veio aqui hoje para dizer não à PEC da Bandidagem e à anistia. Esse ato é contra todos aqueles que tramaram para atingir a soberania do Brasil”, afirmou a parlamentar do PCdoB.

A deputada estadual Lilian Behring destacou a luta da categoria da enfermagem nos cuidados diários das pessoas nas unidades de saúde, mas também em defesa da democracia e da soberania nacional:

“Eu estou aqui em nome dos 436 mil profissionais da enfermagem, nós trouxemos a vacina para o Brasil e precisamos de cada um de vocês para levar esse genocida para a prisão. Nós da enfermagem estamos unidos porque estamos nos hospitais, no SAMU, em todos os lugares salvando vidas, estejam com a gente porque enfermagem rima com coragem. Nós sabemos muito bem dizer não à anistia e à PEC da blindagem, sabemos muito bem dizer que o piso salarial da enfermagem é fundamental e que a escala 6×1 não pode acontecer com ninguém, principalmente com os profissionais da saúde”, disse Lilian Behring.

O ato também contou com a participação de vários artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, GIlberto Gil, Marina Sena, Paulinho da Viola, Maria Gadu, Djavan, Geraldo Azevedo, entre outros. As apresentações emocionaram o público e inflamaram as palavras de ordem contra a anistia e a PEC da Blindagem.