O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio de Janeiro vai realizar sua conferência estadual entre os dias 12 e 14 de setembro na Faculdade Nacional de Direito (FND-UFRJ), localizada na rua Moncorvo Filho, 8 – Centro.
O ato político da conferência será realizado às 18h do dia 12 de setembro e, na ocasião, será lançada a revista sindical, documento elaborado a partir do Encontro Sindical do PCdoB-RJ, que definiu as diretrizes, perspectivas e prioridades para a ação dos comunistas fluminenses no movimento sindical.
O tema do ato político será “O Rio se une pelo Brasil”, reforçando a luta pela soberania nacional e a defesa do país contra os ataques de Donald Trump e da família Bolsonaro. No domingo (14) será eleita a nova direção estadual do PCdoB-RJ, que vai comandar o Partido pelos próximos dois anos. Além disso, serão definidos os representantes do PCdoB-RJ na etapa nacional do Congresso do Partido.
A expectativa do Partido é mobilizar milhares de militantes em diversas cidades do estado a fim de construir uma conferência bastante ampla e democrática, que deve contar com cerca de 300 delegados e delegadas eleitos (as) no processo das conferências municipais.
No dia 30 de novembro, será realizada a segunda etapa da conferência com foco no debate sobre a tese e a estruturação partidária do PCdoB no estado do Rio de Janeiro.