O processo de conferências municipais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no estado do Rio de Janeiro começou no dia 27 de julho e se estenderá até o início de setembro. A primeira conferência municipal do Partido foi realizada na cidade de Cambuci, no norte fluminense, e elegeu Ademar, um trabalhador rural comunista com extensa história de luta na região.
No último final de semana, foi realizada a conferência de Campos dos Goytacazes, marcada por uma grande participação da militância comunista com cerca de 300 pessoas mobilizadas no processo, reunindo 80 delegados para eleger Maycon Maciel presidente, que foi candidato a vereador nas eleições de 2024. Estavam presentes o presidente do PT de Campos, as presidentas municipais da UJS e da JPL, além da deputada estadual comunista, Dani Balbi.
Também foi realizada a conferência municipal do PCdoB em Macaé, que contou com forte mobilização da militância e elegeu presidenta a camarada Conceição de Maria, petroleira e poetisa. A conferência contou com a presença do presidente estadual do Partido, Daniel Iliescu, da secretária estadual de organização, Grazi Monteiro, do vice-presidente estadual, Irapuan dos Santos, e da presidenta estadual do UNEGRO, Fernanda Machado, que integra o comitê. O processo de conferência da região norte fluminense continua e no dia 30 de agosto serão realizadas as conferências de São João da Barra e de Bom Jesus do Itabapoana.
Na baixada fluminense, foi realizada a conferência do PCdoB em Mesquita, marcada por uma grande mobilização dos militantes comunistas dos Correios, elegendo o camarada Antônio presidente municipal. Estiveram presentes na conferência de Mesquita a secretária estadual de Direitos Humanos do PCdoB-RJ, Dilceia Quintela, e a representante do Partido na CONAM, Bartíria Lima.