A conferência foi protagonizada pelo Conselho Municipal de Mulheres e pela Secretária da Mulher da capital: Joyce Trindade. A abertura da Conferência foi marcada pelo entusiasmo e combatividade das mulheres. Outro ponto importante foi a participação das mulheres negras com 287 participantes, das mais de 800 mulheres inscritas para a atividade.
A cantora Flávia emocionou a todas com sua música enaltecendo o protagonismo das mulheres!
O PCdoB marcou presença com sua militância e as suas parlamentares e teve grande protagonismo na 5ª Conferência Municipal de Mulheres do Rio de Janeiro, que teve sua mesa de abertura composta por 3 parlamentares comunistas: Jandira Feghali, Enfermeira Rejane e Lilian Behring.
Ana Rocha, primeira secretária de políticas para mulheres da capital, reafirma que a essa conferência é um espaço privilegiado para promoção de políticas de defesa dos direitos das mulheres. “São essas conferências que criam políticas importantes que impactam positivamente o cotidiano das mulheres no seu local de trabalho e no seu direito à saúde, educação e seu espaço na cidade”, explica Ana Rocha, que durante seu mandato na secretaria, criou o Conselho Municipal de Mulheres (Codim).
Jandira Feghali, Deputada Federal do PCdoB, em sua fala, destacou a importância das mulheres da conferência reafirmarem a soberania nacional e a autodeterminação do povo brasileiro. “Eu proponho que essa conferência repudie a ingerência do Governo Trump de ameaçar a autonomia do judiciário brasileiro,”, propõe a parlamentar que destacou ainda a necessidade de aprofundar as conquistas da Lei Maria da Penha.
“É preciso dar mecanismos para que o judiciário atue antes que a mulher seja vítima. Proteger a mulher enquanto ela está em pé e não caída como uma vítima da violência”, destacou a parlamentar, que também repudiou a lei aprovada na Câmara municipal do Rio de Janeiro, que incentiva a mulheres vítimas de estupro a terem seus filhos e depois doarem para adoção, que foi firmemente invalidada pela justiça.
Já a deputada Federal, Enfermeira Rejane, destacou a importância da luta das mulheres pela democracia e contra o negacionismo. “É preciso que essa conferência seja uma trincheira de luta em defesa da democracia e contra o negacionismo, que hoje está representado pela tornozeleira que o ex-presidente Bolsonaro carrega agora”, sentenciou a deputada.
A Deputada Estadual, Liliam Behring, destacou a importância de políticas para garantir direitos das mulheres na saúde pública. “Hoje mulheres morrem de infarto, porque algum dia alguém disse que as mulheres são nervosas. É contra esse e outros absurdos que são cometidos contra as mulheres que meu mandato está à disposição de todas vocês para seguirmos na luta, parabéns a todas as mulheres que estão na quinta conferência da capital.” Saudou a parlamentar durante a abertura da conferência.
A atividade contou ainda com a ampla participação da militância do PCdoB, como Rosângela Rocha, do Coletivo Margaridas do Sindicato dos Comerciários e conselheira titular do CODIM e Helena Piragibe da UBM/RJ.
A 5ª Conferência das Mulheres do Município do Rio de Janeiro acontece no Auditório do Campus Maracanã da Universidade Estácio de Sá, na zona norte da capital carioca.
Depois da abertura a conferência segue com a mesa de debate mais democracia, igualdade e conquistas para todas, com a participação de Ana Rocha, ex-secretária de mulheres do Município do Rio de Janeiro.
A conferência debateu e aprovou propostas a serem enviadas à conferência estadual de mulheres, que antecede a Conferência Nacional. Além dos debates, a conferência também elegeu as mulheres que participarão da conferência estadual como delegadas do município do Rio de Janeiro.