Lideranças feministas se destacam no apoio à candidatura de Rafaela Albergaria à vereança na cidade do Rio de Janeiro. Em evento realizado no Cordão do Bola Preta, no Centro do Rio de Janeiro, contou com a presença de mais de 700 pessoas, a presença de lideranças históricas do movimento feminista do Rio de Janeiro, como a assessora do Ministério das Mulheres Ana Rocha, mostrou a força da candidatura comunista.

Rafaela é uma liderança da Zona Oeste, com trajetória marcada pela luta por um transporte público de qualidade. Sua principal pauta é a tarifa zero e a integração dos diversos modais de transporte público carioca. Mulher, negra, comunista, Rafaela recebeu o apoio de grandes lideranças do PCdoB no lançamento de sua candidatura como a deputada Federal Jandira Feghali e a deputada estadual Danieli Balbi.

Entre as pautas destinadas às mulheres presentes na candidatura de Rafaela Albergaria, destaca-se a ampliação da Casa da Mulher Carioca, que oferece serviços com políticas públicas de atendimento a mulher. São espaços de capacitação, empreendedorismo, que atendem mulheres vítimias de assédido, que começaram a ser implementadas quando a Secretária de Mulheres da Prefeitura do Rio de Janeiro era Ana Rocha, atual assessora da Secretaria das Mulheres, ex-presidenta do PCdoB-RJ e apoiadora da candidatura de Rafaela Albergaria.

“Queria saudar a candidatura de Rafaela Albergarria à Câmara de Vereadores. Essa mulher incrível, lutadora do povo, periférica, uma mulher negra, de luta incansável pelo transporte urbano na cidade do Rio de Janeiro. E importante o nome como o de Rafaela para reforçar a democracia, porque quanto mais mulheres na política mais nossa democracia será reforçada. A voz de Rafaela na Câmara de Vereadores será muito importante em defesa do direito das mulheres e do povo carioca.” – afirmou em vídeo Ana Rocha, declarando seu apoio à candidatura de Rafaela Albergarria.

Outros apoios feministas importantes da campanha de Rafaela Albergaria como a jornalista Hildegard Angel e a Presidenta da Federação das Mulheres Fluminenses, Elza Serra, ambas presentes também no lançamento da candidatura da candidata a vereadora pelo PCdoB-RJ. Para a jornalista Hildegard Angel, irmã do militante do MR8, Stuart Angel, que foi covardemente assassinado pela ditadura, a eleição de Rafaela e Paes é fundamental para o combate à desigualdade na cidade.

“Estou aqui porque eu amo o Rio de Janeiro, amo de paixão essa cidade, estou aqui porque sou irmã de um comunista, que foi até as últimas consequências, no seu amor pelo país, que deu a sua vida para não entregar seus companheiros. E são esses exemplos que devem ser lembrados e prestigiados, porque se faz política não apenas para obter posições e situações materiais, se faz política porque se ama o nosso país, se ama a nossa cidade”, disse.

“Eu quero um Rio de Janeiro sem pessoas na calçada, dormindo por falta de moradia, eu quero o Rio de Janeiro, como a nossa Rafaela propõe, comendo três vezes ao dia, com escolas de tempo integral, como o Prefeito Eduardo Paes e o nosso futuro vice-prefeito propõem”, pontuou Hildegard.