Em clima de comemoração, líderes sindicais do Rio de Janeiro deram as boas-vindas ao advogado Roberto Monteiro, que retornou ao PCdoB, nesta quinta-feira (18). Roberto será uma das apostas da sigla para concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, nas eleições municipais deste ano.

Ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos ressaltou a necessidade de eleger mais vereadores progressistas, tendo como objetivo a reconstrução nacional. “É muito bacana ter o Roberto de volta ao ninho, ao lugar que nunca deveria ter saído (…) Nós estamos passando por um momento de reconstrução nacional, de retomada. Nós precisamos fazer diferença e, você, Roberto, já foi vereador do nosso partido e vai cumprir bem essa missão e fazer jus à tradição do nosso partido”, disse, em vídeo.

Direto de Xangai, Elias Jabour, assessor de Dilma no Brics, também saudou o retorno de Roberto: “Não é apenas um grande ser humano, mas também é muito competente”.

Roberto agradeceu o apoio e se comprometeu a conversar com todas as categorias, em reuniões. “Agradeço muito a aposta e a confiança do PC do B. E estou aqui para construir junto. Estou aberto a conversas e sugestões”, disse.

Presidente estadual do PCdoB, Daniel Iliescu frisou que a candidatura de Roberto, que já foi vereador pela sigla, é fundamental para frear o fascismo e continuar a defesa por justiça social.

“Neste momento, é fundamental unirmos forças para defender a democracia, com unhas e dentes. Se a extrema direita pegar o poder de novo, não vão sair como da outra vez. Nesse sentido, elegermos um vereador do PCdoB, é fundamental para não retrocedermos”, afirmou o dirigente.

Presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, Márcio Ayer ressaltou a importância de ter um vereador que defenda os interesses da categoria. “Nós precisamos de um vereador que nos ajude a defender os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores do comércio”, explicou Ayer.

Militante da Zona Oeste da cidade e moradora do conjunto Urucânia, em Santa Cruz, Elza Serra relembrou a necessidade de ter um vereador que atue contra a desigualdade social na Zona Oeste. “Vamos para a rua fazer campanha para ganhar”, ressaltou.

Paulo Sérgio Farias, presidente da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB) ressaltou que é preciso coragem para derrotar o neofascismo. “Será uma campanha com muita força, do Leme ao Pontal. Vamos enfrentar isso com galhardia e coragem. Porque os trabalhadores também têm direito a essa cidade”, destacou.

Presidente do Sindicato dos Frentistas, Eusebio Luis, destacou a importância de uma eleição municipal. “Eleger Roberto vai nos ajudar a lutar para evitar o retorno desse governo devastador que  está aí tentando voltar”, destacou.

Secretária de mulheres do PCdoB, a bancária  Katia Branco destacou a satisfação dos colegas com a escolha do partido.  “Já vamos marcar reuniões e queremos o Roberto com as pautas das mulheres, vamos passar a ele todas as nossas reivindicações e firmaremos uma carta compromisso”, avisou.

Marcos Santaguida, do Sindicato dos Correios, também comemorou.  “Ter o Roberto conosco neste momento é muito importante”.

*Maria Luísa de Melo