Nesta segunda-feira, 1 de abril, foi realizado ato “60 anos do golpe: Ditadura Nunca Mais”, no centro da capital fluminense.

Partidos políticos, mandatos populares, movimentos sociais e entidades da sociedade civil, e morganizações que lutam por Memória, Verdade e Justiça participaram da manifestação que começou em frente ao prédio do antigo DOPS, palco de graves violações de direitos humanos, e a caminhada seguiu até o CACO/FND, símbolo da resistência democrática e da lutas populares.

Dirigentes, militantes e parlamentares do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) estiveram presentes no ato e reforçaram a luta em defesa da memória de todos e todas que resistiram ao 21 anos de ditadura militar.

A deputada federal do PCdoB-RJ, Jandira Feghali, compareceu e também fez questão de prestar sua homenagem:

“Gostaria de agradecer e homenagear aqueles e aquelas que lutaram por nós, que resistiram por nós, que perderam a vida por nós. A essas pessoas não cabe um minuto de silêncio, mas muitos aplausos. Precisamos construir uma consciência de defesa da democracia e da liberdade verdadeira. Por isso a memória e o conhecimento são decisivos.”