Escolha uma Página

Milhares de mulheres ocuparam as ruas do Rio de Janeiro na última sexta-feira, 8 de março, contra o feminicídio, em defesa da democracia, por mais espaço na política, por direitos, saúde, e comida no prato do povo trabalhador.

O ato do Dia Internacional da Mulher começou na Praça da Candelária e seguiu até a Cinelândia, no centro da capital fluminense. A manifestação contou com representantes de diversos partidos, dos movimentos sociais e sindical, e de organizações da sociedade civil, que se reuniram em uma atmosfera de unidade e luta.

O PCdoB marcou forte presença no ato com dirigentes, militantes e parlamentares. A deputada federal, Jandira Feghali, compareceu e destacou a conexão fundamental entre a luta histórica das mulheres brasileiras e a defesa da democracia:

“Fiquei muito feliz que um dos eixos deste ato é a defesa da democracia, ela é decisiva para as mulheres porque quando a democracia se fragiliza são as mulheres que mais sofrem, principalmente, as mulheres negras. Reafirmar a democracia hoje é punir e prender os golpistas deste país. Sem anistia para golpista”, afirmou Jandira.

A Secretária Estadual da Mulher do PCdoB, Kátia Branco, também esteve presente na manifestação do 8M e salientou que:

“Como em todos os países do mundo, as mulheres brasileiras foram às ruas nesse Dia Internacional da Mulher. Aqui no Rio de Janeiro, demos um exemplo de mobilização e organização e a nossa militância comunista atendeu ao nosso chamado e ajudou a construir uma passeata gigante e cheia de energia que parou o trânsito da Avenida Rio Branco com mais de 30 mil pessoas levantando as nossas bandeiras de luta pela vida das mulheres, por respeito, por igualdade, por mais mulheres na Política, e pelo fortalecimento da democracia.”

A Secretária Adjunta da Mulher do PCdoB-RJ, Helena Piragibibe, fez questão de destacar que:

“Estamos lutando por direitos fundamentais à dignidade da pessoa humana, por uma vida sem violência e feminicidio, ainda estamos gritando nas ruas “PAREM DE NOS MATAR”. As lutas históricas prosseguem pelo fortalecimento da Democracia e pela garantia e ampliação das conquistas.”