Entre os dias 23 e 25 de janeiro foi realizada a 5ª Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, que reuniu mais de 600 delegados e delegadas de todo o estado, eleitos (as) nas conferências municipais.

O evento, que aconteceu no Teatro Riachuelo, é uma etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, que será promovida entre 4 e 8 de março, em Brasília. O evento na capital federal reunirá representantes dos estados e aglutinará as propostas formuladas nas etapas estaduais, a fim de atualizar o Plano Nacional de Cultura.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) participou ativamente do processo da 5ª Conferência Estadual de Cultura, com representantes do Rio de Janeiro, Santo Antônio de Pádua, Mangaratiba, Araruama, Cabo Frio, Maricá, Petrópolis, Niterói, e São Pedro da Aldeia.

O dirigente do PCdoB e presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santinni, falou sobre a participação da delegação do PCdoB na Conferência:

“A bancada do PCdoB contribuiu muito com as discussões e com a elaboração das propostas encaminhadas na Conferência Estadual de Cultura. Fomos muito produtivos e assertivos nessa construção”, afirmou Santinni.