Nas últimas semanas, o Rio de Janeiro foi atingido por fortes chuvas que, mais uma vez, provocaram muitos estragos, desalojaram milhares de pessoas, destruíram centenas de casas, e deixaram 12 mortos.
O Poder Público novamente foi negligente e, por conta da ausência de investimentos adequados e de um planejamento contundente, foi responsável pela tragédia vivida no Rio de Janeiro. Todos os anos, o estado enfrenta o mesmo cenário catastrófico, mas as medidas necessárias seguem ausentes e a população continua sofrendo com os impactos dessa realidade lamentável.
O governador bolsonarista, Cláudio Castro, evidenciou mais uma vez sua incompetência e negligência diante da nova tragédia. Além de não ter realizado os investimentos necessários, mostrou sua insensibilidade ao seguir curtindo suas férias na Disney em meio ao caos instalado em diversas cidades do Rio de Janeiro.
As pessoas mais atingidas por essa catástrofe são justamente as que residem nas regiões mais pobres, o que escancara o cenário de racismo ambiental vivido no Rio de Janeiro. De acordo com a deputada estadual do PCdoB, Dani Balbi, “o governo do estado e as prefeituras garantem saneamento e outras políticas públicas para as regiões nobres, mas na Baixada Fluminense e nas periferias da capital a ausência de planejamento urbano faz com que rios transbordem, morros deslizem, e árvores caiam, entre outros impactos socioambientais.”
A deputada federal comunista, Jandira Feghali, também falou em suas redes sociais sobre as fortes chuvas, ressaltando a importância dos investimentos públicos para evitar essas tragédias:
“A situação é muito difícil e precisa de resolução, com investimentos constantes para prevenir tragédias e tantos transtornos que alagamentos como esses trazem ao povo do estado do Rio de Janeiro. Muita chuva e cidades despreparadas estruturalmente. Não falta legislação, falta execução e educação ambiental”, afirmou a parlamentar do PCdoB-RJ.