O livro “Memórias Vermelhas – João Batista Lemos: trajetória e lições da luta operária contra a ditadura e pela democracia” foi lançado na tarde dessa sexta-feira (1) no auditório da Faculdade Nacional de Direito (FND/UFRJ). O lançamento contou com a presença da deputada federal, Jandira Feghali, e do autor, Ismael Machado.

A obra que narra a história do presidente do PCdoB-RJ tem aproximadamente 400 páginas ilustradas com fotos e documentos das diversas fases da trajetória desse grande operário comunista. O texto retrata a vida e a luta de Batista num relato pessoal ao jornalista Ismael Machado, autor também de outras obras que contextualizam o período da ditadura militar através de personagens icônicos como Paulo Fonteles e Neuton Miranda.

O livro – que tem os prefácios de Jandira Feghali, Altamiro Borges, e Nivaldo Santana – pode ser considerado uma síntese da luta do operariado brasileiro nas décadas de 1960 até os dias atuais. A obra, que relata a militância histórica do presidente estadual do PCdoB, é um lançamento da editora Anita Garibaldi e da Fundação Maurício Grabois.

De acordo com Batista, o livro Memórias Vermelhas “ajuda a tirar lições históricas! Ele é importante para resgatar a história, não só a minha, mas a da luta e da classe! A memória faz parte da construção de uma consciência social, afinal, nós somos sujeitos da História!