Diante da escalada militar promovida pelo Estado de Israel, que está conduzindo um cruel genocídio contra o povo palestino, tendo como objetivo promover a limpeza étnica proposta pela extrema-direita sionista, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB-RJ) reafirma a mobilização para todos os atos em defesa da paz.

Defendemos o fim da agressão israelense contra o povo palestino e um cessar-fogo imediato que permita o estabelecimento de negociações, tendo como base inúmeras resoluções da ONU que garantem ao povo palestino o direito inalienável ao Estado Palestino soberano, independente, com as fronteiras de antes de 1967 e tendo como capital Jerusalém Oriental.

Esta guerra já está em curso há muitos anos e há três décadas os palestinos fizeram concessões importantes, nos chamados Acordos de Oslo, nunca cumpridos por Israel, que garantiam negociações pacíficas como caminho para o estabelecimento de um Estado Palestino independente, com fronteiras internacionalmente reconhecidas. De lá para cá, não apenas tal promessa foi esquecida como o pouco que restava do território palestino foi sendo ocupado por assentamentos ilegais promovidos pelo Estado israelense, diante da inércia das Nações Unidas. Os colonos israelenses ainda têm aumentado sua atuação violenta contra a população palestina, não só nos territórios de Gaza como também na Cisjordânia. Tal inércia continuou diante dos cotidianos ataques e humilhações que a população palestina sofre em seu dia a dia, incluindo uma rotina de bombardeios e incursões militares.

No mundo, as manifestações pró-palestina tem se multiplicado e massificado. No Brasil, compreendemos a necessidade de que as manifestações se ampliem para todos aqueles que se indignam diante do genocídio em curso, num grande movimento suprapartidário, em defesa do cessar fogo e contrário às ações nefestas do imperialismo ao redor do mundo.

Partido Comunista do Brasil do Rio de Janeiro (PCdoB-RJ)