Escolha uma Página

Nos dias 21 e 22 de setembro, aconteceu o 1° Encontro Nacional dos Comerciários Comunistas. O evento realizado no Rio de Janeiro contou com a presença de 161 camaradas (30% eram mulheres) de 10 estados: Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

O Encontro tinha como objetivos centrais a reflexão e a projeção “de ações que ajudem a organização dos comerciários comunistas para crescer o Partido na categoria, promover lutas nacionais, e ajudar a reconstruir o Brasil”. Ao longo do evento, também foi ressaltada a importância de uma participação ativa no processo de conferências do Partido e nas eleições municipais de 2024, a fim de eleger vereadores e vereadoras comunistas da categoria, fortalecendo a representação e a ação política dos comerciários do PCdoB nas cidades.

O 1° Encontro Nacional dos Comerciários Comunistas teve uma série de debates importantes organizados em cinco mesas ao longo dos dois dias de evento: “Os Avanços Tecnológicos e seus Impactos no Setor do Comércio e nas Relações do Trabalho”; “Aplicabilidade das Leis 12.790 (Regulamentação da Categoria Comerciária), art. 6º da lei 10.101 e art. 386 da CLT, na jornada de trabalho e no DSR”; “O Governo Lula x Agenda da Classe Trabalhadora: novo modelo de Organização Sindical”; “Implementação das Resoluções do 9º Encontro Sindical Nacional”; “Balanço e perspectiva: desafios da organização dos comerciários comunistas”.

Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro e anfitrião do evento, abriu os trabalhos ressaltando a relevância de um Encontro tão representativo com comunistas que lutam em defesa da categoria em diversos estados do Brasil.

O Secretário Sindical do PCdoB, Nivaldo Santana, esteve presente e afirmou que o 1° Encontro Nacional de Comerciários Comunistas teve um caráter histórico. De acordo com o dirigente do Comitê Central, é necessário “fazer o Partido crescer e fortalecer o PCdoB entre os trabalhadores e trabalhadoras, sobretudo, em uma categoria com tanta representatividade. Para isso, devemos multiplicar e intensificar nosso trabalho de base com uma ampla campanha de filiação ao PCdoB, isso deve estar na nossa agenda de trabalho”.


A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, enviou um vídeo de saudação aos (às) participantes do Encontro, afirmando que a categoria dos comerciários “tem uma história de luta e sempre defendeu com firmeza os direitos trabalhistas”. Para a líder comunista, esses trabalhadores e trabalhadoras foram muito impactados (as) “pelos ataques sofridos nos últimos anos” e terão um papel fundamental na reconstrução do Brasil ao lado de Lula.

O Encontro foi encerrado com a aprovação do documento final e com a criação de uma Comissão Nacional de Comerciários Comunistas para debater e organizar as questões centrais da categoria e promover a formação política.