Cerca de 200 lideranças sindicais do PCdoB devem participar do Encontro Nacional dos Comerciários Comunistas, que acontece nesta quinta (21) e nesta sexta-feira (22), no Rio de Janeiro. A atividade contará com a participação de Nivaldo Santana, secretário nacional Sindical do PCdoB.

As transformações no mundo do trabalho – especialmente no setor do comércio –, os desafios do mundo sindical e a organização dos comerciários comunistas estão entre as pautas do Encontro. Além do Rio de Janeiro, estão confirmadas delegações de outros nove estados: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe

“Vivemos um novo momento no país, com a eleição de Lula e a retomada das pautas dos trabalhadores. Nesse encontro, vamos reunir dirigentes sindicais de vários estados para debatermos as mudanças no mundo do trabalho”, afirma Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro. “Nossa luta é para recuperar os direitos perdidos com a reforma trabalhista e valorizar mais as convenções coletivas, fortalecendo os sindicatos.”

A proposta de organizar os comerciários comunistas nacionalmente nasceu em junho, durante o 9º Encontro Sindical Nacional do PCdoB, em Salvador (BA). Durante a programação, 42 sindicalistas comerciários promoveram uma reunião para falar do revigoramento partidário e dos desafios da categoria.

O Encontro dos Comerciários Comunistas deve aprovar uma resolução, que vai apontar perspectivas e encaminhamentos para a organização do PCdoB entre os trabalhadores do comércio. Confira abaixo a programação.

*Portal Vermelho