Escolha uma Página

O segmento dos usuários do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro – CES/RJ elegeu na terça-feira (25/07/23) sua nova presidente. A Plenária Eleitoral de eleição para a Presidência do CES/RJ ocorreu logo após o término da Reunião Extraordinária do colegiado e teve como vencedora a conselheira Daniele Moretti (CTB), eleita com seis votos. A segunda colocada, conselheira Frízia Stella (Faferj), obteve três votos e assumirá a suplência da presidência. A plenária foi realizada obedecendo ao regime de rodízio, observado na Lei Complementar 152/2013 e Regimento Interno do CES/RJ.

Pouco antes da plenária, os candidatos Alecir de Jesus e Leonardo Bastos abriram mãos de suas candidaturas.

A próxima etapa agora será a homologação dos nomes eleitos na próxima Reunião Ordinária do CES/RJ, no próximo dia 1º de agosto. Neste dia, o horário da primeira chamada será às 10h.

As atribuições da presidência do CES/RJ

O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro é responsável por liderar as reuniões e atividades do conselho, bem como representar o conselho em eventos e reuniões externas. Além disso, ele tem outras atribuições importantes, tais como:

– Convocar e presidir as reuniões do Conselho Estadual de Saúde;

– Coordenar a elaboração da pauta das reuniões e conduzir a discussão dos assuntos em pauta;

– Designar relatores e comissões temáticas para tratar de assuntos específicos;

– Apresentar relatórios sobre as atividades do conselho em eventos e reuniões externas;

– Assinar documentos e correspondências oficiais do conselho;

– Representar o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro em eventos, audiências e outras atividades relacionadas à saúde;

– Zelar pelo cumprimento da legislação e das normas que regulamentam o funcionamento do conselho.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro tem, portanto, uma função estratégica na promoção da participação e do controle social na gestão da saúde no estado.

 

*Reprodução: cesrj.org