No último fim de semana foi realizado o Seminário Estadual de Estruturação Partidária do PCdoB-RJ, em Paty do Alferes.
O evento reuniu, entre os dias 21, 22 e 23 de julho, quadros do Partido Comunista do Brasil para debater questões fundamentais para o PCdoB no Rio de Janeiro e no Brasil.
O início do Seminário foi marcado pela discussão “Identidade do PCdoB, Lugar Político e Socialismo”. A mesa de abertura contou com a participação da deputada federal, Jandira Feghali; do presidente estadual do PCdoB, João Batista Lemos; do Secretário Estadual de Formação e Propaganda, José Roberto Luna; e do vice-presidente nacional do Partido, Walter Sorrentino.
Ao longo do fim de semana, os comunistas do PCdoB-RJ debateram questões centrais em diferentes mesas temáticas. No sábado, às 9h, a mesa “Fortalecimento do Partido pela Base, Sistema de Direção e Política de Quadros” contou com a participação de Nádia Campeão (online), Uirtz Sérvulo; Ana Rocha, Natanael Firmino e Daniel Iliescu. Às 14h, teve início o debate sobre “Comunicação nas Redes, Luta Cultural e de Ideias” com a presença de Luana Bonone, Dani Balbi (online) e Renata Mieli (online).
Posteriormente, os (as) camaradas André Tokarski (online), Ana Rocha, Leo Guimarães, Paulo Sérgio Farias, Igor Mayworm, e Antônio Carlos partiparam da mesa “Partido de Luta nos Movimentos Sociais e Territórios”. A última discussão de sábado girou em torno da “Estruturação Material e Financeira dos Comitês” e foi conduzida por Alan Novaes, Fábio Tokarski (online), e José Américo (Meco).
Na manhã de domingo, o presidente estadual do PCdoB, João Batista Lemos, juntamente com os camaradas Natanael Firmino e Daniel Iliescu, coordenaram o último debate com foco nas “Diretrizes iniciais do projeto político eleitoral do PCdoB-RJ para 2024”. O encerramento do Seminário aconteceu às 15h.
Participaram do Seminário de Estruturação Partidária 79 militantes credenciados de 22 Comitês Municipais, além dos convidados e palestrantes.
A deputada federal e líder do PCdoB na Câmara, Jandira Feghali, falou sobre a importância do Seminário Estadual de Estruturação Partidária do PCdoB-RJ para aprofundar o debate sobre “a identidade partidária, nosso lugar político, e o papel do socialismo no mundo contemporâneo”. De acordo com a parlamentar:
“São muitos os desafios da classe trabalhadora no mundo atual, entre eles, o de compreender e superar a perversidade do neoliberalismo e do rentismo, que lucram com a desigualdade e estimulam a competição entre as pessoas, hoje peças descartáveis dentro da lógica uberizada e atomizada do trabalho. As intervenções que ouvimos [no Seminário] nos deixam esperançosos de que temos total capacidade de construir uma alternativa justa, digna e solidária a essa exploração inescrupulosa”.