Escolha uma Página

Faleceu neste sábado, dia 17/6, o camarada José Lúcio Socialista da Silva. Militante e dirigente distrital na Capital e municipal em Niterói. Lúcio dedicou sua vida a luta pelo socialismo e pela erradicação do racismo no Brasil. Oriundo do antigo PCB, travou a luta contra o liquidacionismo que atingiu aquela organização na Queda do Socialismo no Leste Europeu.

Naquela ocasião fez parte de um numeroso grupo de quadros que ingressaram no PCdoB, na época do VIII Congresso realizando na luta a reunificação na prática dos comunistas brasileiros. Entendia o papel estratégico que a luta contra o racismo tinha para a compreensão da realidade brasileira e a elaboração de um programa socialista para o Brasil.

Sempre defendeu essa visão nos fóruns partidários. Fundador da Unegro no Rio de Janeiro e seu Coordenador estadual por muitos anos. Também participou da sua Coordenação Nacional. Foi conselheiro do COMDEDINE do Rio de Janeiro e idealizador do CEDINE e do Conselho de Igualdade de Niterói. Fonte de inspiração para gerações de militantes da Frente Antirracista. Defensor do protagonismo das mulheres negras. Engenheiro e flamenguista, de porte altivo, um baobá, com sua sonora gargalhada, fazia questão de intervir nos debates, dizia que a ditadura o impediu de falar mas que agora ninguém lhe tiraria a palavra.

Sua saúde piorou muito após um AVC que criou dificuldades de locomoção e nos últimos anos estava acamado e afastado do convívio com a militância. É um dos imprescindíveis a que se referiu Brecht. Sentiremos a sua falta!

Neste momento se inclinam e se entrelaçam em sua homenagem as bandeiras do Brasil e do PCdoB.

Camarada José Lúcio Socialista da Silva, PRESENTE!

Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PCdoB-RJ