Estamos em um momento decisivo da história do Brasil e do Rio do Janeiro,  a partir da vitória de Lula temos a tarefa fundamental de reconstruir o país, e recuperar política, econômica e socialmente o nosso estado. A ciência é a arte da política e hoje se encontra na luta para arquitetar uma nova correlação de forças, com ampla participação do povo brasileiro e com o protagonismo da classe trabalhadora, por isso, revigorar o partido nas bases tem importância estratégica.

É hora de reforçar nossa ligação com as massas e de fortalecer a mobilização dos segmentos do povo brasileiro que darão sustentação política e social ao novo projeto nacional de desenvolvimento liderado por Lula e pela Federação Brasil da Esperança (FE-BRASIL).

Diante desse grande desafio, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) reafirma seu compromisso com o êxito do governo Lula e com as lutas do povo brasileiro, que em nosso estado passa pela oposição ao governo de Cláudio Castro (PL). Vamos mobilizar a nossa militância e aprofundar o debate sobre as questões centrais que devemos enfrentar nessa quadra histórica.

Nesse sentido que os presidentes (as) dos Comitês Estaduais do PCdoB se reuniram com a presidenta nacional do Partido, Luciana Santos, encaminhando quatro tarefas fundamentais dos comunistas de todo o Brasil nesse momento: mobilização para o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), construção da Conferência Nacional de Combate ao Racismo, participação no Encontro Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do PCdoB (que será realizado já no próximo fim de semana) e na Conferência Nacional da Saúde,  área em que temos fortes lideranças, acúmulo e experiência aqui no estado, onde devemos constituir um  fórum para organizar nossa participação.

É necessário que todos os organismos do PCdoB realizem os esforços para garantir a presença da nossa base estudantil no CONUNE, lembrando sempre da força resiliente e da combatividade constante da nossa juventude, que foi fundamental em outros momentos da História e continuará sendo nesta etapa decisiva que vivemos.

A luta antirracista também deve estar no centro do debate nacional e da mobilização dos comunistas. Combater todas as formas de discriminação racial é um dever e uma tarefa imprescindível para o PCdoB. Lembrando que na noite desta quarta-feira, 14 de junho, será apresentado de forma virtual o documento sobre a Conferência Nacional de Combate ao Racismo do Partido, a partir do qual desencadearemos o processo da nossa conferência estadual.

Além disso, a aproximação cada vez maior com os trabalhadores (as) e o aprofundamento do debate sobre as questões mais urgentes para a classe trabalhadora são prioridades absolutas para o PCdoB e devem estar no foco da nossa ação política. Aproveito para saudar e emitir em nome do Partido todo o apoio e solidariedade à greve dos trabalhadores (as) da educação pública em nosso estado,  que lutam pelo aumento do piso salarial e pela revogação do modelo do ensino médio.

Nesse sentido, ressaltamos a importância da mobilização e do engajamento dos militantes e dirigentes comunistas em torno dessas quatro tarefas importantíssimas.

Vamos à luta!

João Batista Lemos