Escolha uma Página

A programação prevê a realização de colóquio, debates, atividades artísticas, lançamento de livro e exposições

O dia 1° de março de 2023 marca o centenário de falecimento de Rui Barbosa (1923-2023), jurista, jornalista e político, que deixou um legado imensurável em defesa da democracia e dos direitos sociais. A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), entidade vinculada ao Ministério da Cultura, preparou uma série de atividades em homenagem à memória do seu patrono, que tem início na próxima quarta-feira (1º) e segue até o dia 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura e data de nascimento do jurista.

“Além de destacarmos a importância do legado de Rui Barbosa para o Brasil nas mais diferentes áreas – no jornalismo, na política, no direito, na cultura, na literatura –, teremos a oportunidade de compartilhar publicamente, com a sociedade, este momento de reconstrução da própria Casa, que passou por um processo de arquitetura de destruição durante o governo anterior, e agora vive um renascimento, em sintonia com a reconstrução do Ministério da Cultura e das políticas culturais no Brasil”, afirma o presidente da Fundação, Alexandre Santini.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também destacou a importância de se celebrar o centenário da morte de Rui Barbosa, especialmente nesse momento de refundação do MinC e de reestruturação da Fundação Casa de Rui Barbosa, após anos de desmonte das políticas culturais. “Saúdo a memória e a trajetória de Rui Barbosa, meu conterrâneo, um grande jurista, que também fez diferença na política e na cultura. Temos que valorizar e investir na Fundação que cuida há muitos anos do seu acervo, tem uma equipe técnica que pesquisa e difunde o seu conhecimento, honrando e dando continuidade ao legado desse grande brasileiro”, completa.

Santini ressaltou, ainda, o papel fundamental e singular que a Fundação cumpre no contexto das políticas culturais e da própria estrutura do Sistema Nacional de Cultura. “É fundamental olhar para a Casa em uma dimensão nacional e federativa, e que tem uma importante contribuição a dar na pesquisa, nos acervos, na literatura e no pensamento sobre a cultura brasileira. Esse lugar vai ser cada vez mais valorizado, recuperado, contribuindo também na própria recomposição do tecido social e cultural brasileiro.”

Abrindo a programação, o colóquio “Centenário de morte de Rui Barbosa, rememorando uma trajetória” será realizado na sede da Fundação, em Botafogo, no Rio de Janeiro, às 10h. Conta com a participação de José Almino de Alencar, doutor em Sociologia pela Universidade de Chicago, pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da FCRB, e de Christian Lynch, doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos e Sociais da UERJ, professor da instituição e da Escola de Ciência Política da Unirio. Os especialistas farão uma mesa redonda que abordará o pensamento e a atuação de Rui Barbosa, seu legado e as ideias que, mesmo após sua morte, seguem vivos na conjuntura nacional.

 

No mesmo dia, às 14h, também na Fundação, haverá a apresentação da pesquisa intitulada “Rui Barbosa: pela construção de uma cultura cívica brasileira”, de Júlio Aurélio Lopes Vianna. O pesquisador correlaciona as 20 principais causas Ruianas, destacando seu fio comum na construção de uma cultura cívica pela população brasileira e considerada fundamental à efetividade do regime democrático no Brasil.

Patrono do Senado Federal, Rui Barbosa será homenageado também pela instituição em sessão solene, em Brasília, no 1º de março. A Fundação Casa de Rui Barbosa retoma uma parceria histórica com o Senado, lançando a segunda edição da obra “Pensamento e Ação de Rui Barbosa”, publicada originalmente em 1999. A retomada da parceria entre as instituições prevê ainda a publicação em março da coletânea “Discursos Democráticos” e outras edições ao longo do ano.

A Associação Bahiana de Imprensa entregará à Fundação Casa de Rui Barbosa, na data alusiva ao centenário, a Medalha Rubem Nogueira, como forma de agradecimento às instituições e personalidades que foram decisivas para a preservação da obra e do legado de Rui Barbosa no Brasil.

No dia 14 do mesmo mês, será inaugurada a mostra “Adeus Conselheiro! 100 anos sem Rui Barbosa”, no Museu Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. O projeto será integrado ao circuito expositivo da Casa, com elementos ligados ao contexto dos últimos momentos da vida de Rui Barbosa, incluindo fotografias, documentos e a réplica do quarto onde o jurista faleceu.

 

*Texto: Marcela Canero