Escolha uma Página

Nesta terça-feira (22), em uma cerimônia dirigida pela deputada estadual Enfermeira Rejane, a Secretária Estadual de Mulheres do PCdoB-RJ e integrante do Comitê Central do Partido, Ana Rocha, recebeu a Medalha Tiradentes.

A sessão solene foi iniciada com a leitura da biografia de Ana Rocha realizada pela deputada comunista, Enfermeira Rejane.

Após a fala dos convidados e convidadas, Ana Rocha realizou um emocionante discurso ao receber a Medalha Tiradentes. Ana Rocha começou agradecendo a iniciativa de Rejane:

Em primeiro lugar agradecer a deputada enfermeira Rejane por esta iniciativa!!! Rejane, essa mulher do povo- de fibra – enfermeira- essa categoria valorosa- que por ter a tarefa de cuidar, uma característica atribuída as mulheres, é desvalorizada e oprimida como as mulheres: salários baixos, condições precárias de trabalho. Dai uma das lutas da Rejane ser a valorização da categoria , do piso salarial decente!!! Mas o mandato de Rejane, foi muito além, na defesa dos trabalhadores, das mulheres e do estado do Rio de Janeiro. Obrigada Rejane por esta homenagem que sei que é também um reconhecimento pela trajetória de luta do PCdoB, o Partido do socialismo, que tem como perspectiva acabar com todo tipo de opressão de classe, de raça e de gênero”, ressaltou a dirigente comunista.

A Secretária Estadual de Mulheres do PCdoB-RJ, Ana Rocha, seguiu com o seu discurso afirmando que:

“A pandemia  da COVID 19, que tumultuou a vida de todos(as) nós, fez  com que esta  medalha, aprovada a algum tempo, fosse  entregue hoje. Para mim , isso tem um grande significado. Ela ocorre no momento em que o povo brasileiro e os democratas de todo o mundo comemoram a vitória de Lula, da democracia, da interrupção de um curso conservador, fascistizante, que vinha cada vez mais assombrando a nossa gente, sobretudo as mulheres, vitimas de um conservadorismo revoltante. É, portanto, com alegria que recebo essa medalha, que também simbolicamente tem o nome de um herói do povo brasileiro TIRADENTES. Estendo essa homenagem ao povo brasileiro, que ENFRENTA A FOME, O DESEMPREGO E tanto luta para sobreviver, que quer um mundo melhor sem opressão e exploração, um mundo socialista. Aliás, essa a razão de minha trajetória de vida e de luta : um futuro de igualdade para homens e mulheres, um futuro socialista. Por isso também a minha alegria de receber esta homenagem , neste momento de vitória da democracia, que permite  a maior organização e força do povo para lutar por seus direitos, sem que seja perseguido”.

 

Confira o discurso de Ana Rocha na íntegra:

 

1 – AGRADECIMENTOS AOS INTEGRANTES DA MESA:

 

   – Em primeiro lugar agradecer a deputada enfermeira Rejane por esta iniciativa!!! Rejane, essa mulher do povo- de fibra – enfermeira- essa categoria valorosa- que por ter a tarefa de cuidar, uma característica atribuída as mulheres, é desvalorizada e oprimida como as mulheres: salários baixos, condições precárias de trabalho. Dai uma das lutas da Rejane ser a valorização da categoria , do piso salarial decente!!! Mas o mandato de Rejane, foi muito além, na defesa dos trabalhadores, das mulheres e do estado do RJ

-Obrigada Rejane por esta homenagem que sei que é também um reconhecimento pela trajetória de luta do PCdoB, o Partido do socialismo, que tem como perspectiva acabar com todo tipo de opressão de classe, de raça e de gênero!!!!

 

– Saudar os(as ) integrantes da mesa: 

 

– O Presidente Estadual do PCdoB- Batista Lemos, que me substituiu na presidência do partido e que vem enfrentando os enormes desafios do PCdoB no Rio. Batista que foi o articulador da criação da CTB, líder sindical no ABC paulista, contemporâneo de Lula. Obrigada Batista. Agradecendo o Batista, agradeço a presença de todos dirigentes partidários presentes da capital e de todo o estado

 

– Jandira Feghali, – essa guerreira em defesa do povo e do Brasil- vice-presidenta nacional do PCdoB… Parlamentar nota 10, com vários projetos em defesa das mulheres e da cultura. Jandira é uma referencia de luta para nos mulheres !!!

 

– Joyce Trindade – Secretaria da Mulher do Municipio do Rio.. Essa jovem mulher negra da zona oeste, que aspira o poder politico. Tem a ousadia de um dia ser senadora. E hoje se destaca a frente da Secretaria, dando continuidade a um projeto iniciado por mim e depois por Terezinha!! Obrigada por sua presença.

 

– DANI BALBI –  Nossa guerreira, recém-eleita deputada, que com sua doçura e ao mesmo tempo firmeza nos conteúdos que defende, encanta a todos. Expessão desse Brasil diverso e oprimido,  que resiste e luta por mudança

 

–  Lilian Bering, presidenta do COREN, também a frente da luta em defesa da enfermagem, vigilante na defesa da saúde!!!

-Dep. Marta Rocha – do PDT

 

– MARCIO AYER – Presidente do sindicato dos comerciários do Rio, que me acolheu ao acreditar no projeto de assessoria de gênero do sindicato. Esse jovem líder sindical , aberto aos novos desafios do sindicalismo, e que tem perspectiva  de crescer na luta politica, faz parte de uma nova geração de trabalhadores. Agradecendo ao Marcio, agradeço também as Margaridas presentes, na figura de sua coordenadora Rosangela. O Coletivo Margaridas do Sindicato, ‘e uma experiência inovadora no combate as discriminações de gênero na categoria das comerciarias!!!

 

– Paulinho , Presidente da CTB

 

– KATIA BRANCO – Vice-presidente da CTB, outra valorosa líder sindical, da categoria bancaria!!! Mulher de fibra, a frente de todas as lutas, Katia tem sido parceira e amiga , partilhando inquietações e caminhos para enfrentar as discriminações sofridas pelas trabalhadoras em tempos de crise!!. Agredecendo a Katia, agradeço a presença de todas sindicalistas presentes!!

 

– VANIA BRETAS – Presidente Estadual da UBM – entidade da qual fui uma das fundadoras, através de Vania essa guerreira feminista e antirracista, agradeço a todas feministas presentes, e que representam entidades como:

– Conceicao Cassano – da Conf de Mulheres do Brasil

– Elza Serra – Presidente da Federacao Fluminense de Mulheres

– Shuma – da Redeh, parceira de luta desde São Paulo

– Leila Linhares –  Coordenadora da Cepia, e uma das idealizadoras da Lei Maria da Penha

– Hildete Pereira

– Clara Araujo

– Monica Gurjao – da Unegro

– Edna – presidenta do CEDIM

– Raissa- da UJS

– 

– AS AMIGAS  FEMINISTAS DO PCDOB,  ESSAS MULHERES MARAVILHSAS QUE ESTAO COMIGO NO DIA A DIA DA LUTA: HELENA PIRAGIBE, MARA MACIEL,  CACA, ROSARIO, DILCEIA,RAIMUNDA, IRENE, ,LUCIANA, TAISSE, NAT, CAROL, PRISCILA, SONIA,  E TANTAS E TANTAS OUTRAS PRESENTES AQUI

 

– AS MINHAS AMIGAS DE VIDA, PARCEIRAS DESDE  QUE PISEI EM TERRAS CARIOCAS: VIRGINIA, LIA, FLORA, SONIA, PERLA, MARCIA E AOS AMIGOS MAIS RECENTES COMO MARIO, WILSON E BETH

 

– POR ULTIMO, AGRADECER MINHA FAMILIA,  ESPALHADA NO PIAUI, PARAIBA, BAHIA E SÃO PAULO,  E QUE ESTA AQUI HOJE REPRESENTADA POR MINHAS PRIMAS QUERIDAS:   GRACINHA E MIRIAN, SEMPRE PRESENTES E SOLIDARIAS NA MINHA VIDA 

 

       QUERIA FAZER ALGUMAS 

2 – CONSIDERAÇÕES  SOBRE O SIGNIFICADO  DESTA HOMENAGEM:

 

– A pandemia  da COVID 19, que tumultuou a vida de todos(as) nós, fez  com que esta  medalha, aprovada a algum tempo, fosse  entregue hoje!!

 

– Para mim , isso tem um grande significado!!! Ela ocorre no momento em que o povo brasileiro e os democratas de todo o mundo comemoram a vitória de Lula, da democracia, da interrupção de um curso conservador, fascistizante, que vinha cada vez mais assombrando a nossa gente, sobretudo as mulheres, vitimas de um conservadorismo revoltante.

 

– É, portanto, com alegria que recebo essa medalha, que também simbolicamente tem o nome de um herói do povo brasileiro TIRADENTES. Estendo essa homenagem ao povo brasileiro, que ENFRENTA A FOME, O DESEMPREGO E tanto luta para sobreviver, que quer um mundo melhor sem opressão e exploração, um mundo socialista!!

 

– Alias, essa a razão de minha trajetória de vida e de luta : um futuro de igualdade para homens e mulheres, um futuro socialista!!!

 

– Por isso também a minha alegria de receber esta homenagem , neste momento de vitória da democracia, que permite  a maior organização e força do povo para lutar por seus direitos, sem que seja perseguido!!!

 

– Valorizo este momento, justamente por que vivi os anos da ditadura, onde muitos brasileiros foram torturados, exilados ou desaparecidos, simplesmente pelo fato de lutarem por um Brasil democrático e de justiça social. Minha homenagem  às vitimas da ditadura, na figura de ELZA Monnerat, militante e dirigente do PCdoB , presa e torturada nos porões da ditadura e mesmo assim continuou na luta por seus ideais socialistas!! Elza também simboliza a resistência dos guerrilheiros do Araguaia!!!

 

– Minha homenagem também vai para Joao Amazonas e Renato Rabelo , fundamentais na minha formação nos ideais do socialismo!! Amazonas foi fundamental também na minha trajetória de luta em defesa das mulheres e sua luta emancipacionista!!! Estimulou diretamente a fundação da revista Presença da Mulher  e da União Brasileira de Mulheres- a UBM. Era um defensor intransigente  do avanço libertário das mulheres. Não é a toa que o PCdoB é um dos partidos  que  mais elabora teoricamente sobre a questão, onde as mulheres tem um protagonismo politico no partido e na sociedade!! Haja visto , as guerrilheiras do Araguaia, Elenira, Lucia Petit, Dina e outras!! As presidentas estaduais! A nossa Presidenta Nacional, Luciana Santos!! As  nossas deputadas, exemplo aqui  no Rio de Jandira e Rejane!!! Agora Dani Balbi!!  As nossas lideranças de massa, sindicalistas, do movimento de bairro, estudantis, presidentas de entidades!! O PCdoB já realizou 3 Conferencias Nacionais para debater a luta emancipacionista das mulheres!!! se destaca como o partido dos trabalhadores, das mulheres e da juventude!!!

 

– A minha homenagem também vai para os pais e mães, que sofreram por seus filhos no período da ditadura!!!!! Hoje , vemos o sofrimento pela perda dos filhos por bala perdida!!! 

 

– E aqui faço essa homenagem a meu pai Hercilio, !!!! Figura muito especial.. Minha mae, morreu aos 45 anos  e deixou 9 filhos pra ele criar!!!  Dedicou sua vida  a esses filhos: 7 mulheres e dois homens!!! Sozinho , não se casou de novo, criou esses filhos no bom caminho do trabalho, todos formados!!! Mas não é so por isso que ele foi especial!!! No período da ditadura, suas duas filhas mais velhas: Liege e Lucia, eram militantes  comunistas!!! Ele abriu as portas de sua casa para reuniões clandestinas!! E não so isso, abrigava por meses  militantes !! Por sua casa passaram militantes como Alani Cardoso, Duda Collier e muitos outros!! Como não podia saber o nome , ele dava apelido : Alanir era Alavanca, outro era Ze Preguinho, outra era Branca de Neve, outra Mariazinha. Eneida e seu filho Mauro Panzerra, viveram 3 meses escondidos na minha casa!!!  

– Sua fibra vai além: Um certo dia de 1968, abre o jornal e ve a noticia da queda do Congresso da UNE em Ibiuna… Quem estava la? Sua filha Liege!! Acompanha todo o processo de prisão, de conversa com generais ate o final do processo… Liege  é jubilada da universidade e vai para a clandestinidade. Ficamos 5 anos sem saber seu endereço… O mesmo ocorreu com Lucia, que no mesmo período foi para a clandestinidade, sem endereço do nosso conhecimento… Depois soubemos que Lucia foi para a área de guerrilha, e  teve de sair fugida depois de prisões na área. Segundo ela teve de andar horas na lama ate conseguir chegar na rodoviária de Teresina…. Imaginem a dor desse pai, sem saber o paradeiro de suas filhas por 5 anos!!!! Ele aguentou firme !!!  Liege volta escondida para mostrar a primeira neta para a família!!! Mas a sua casa em Pernambuco é cercada e seu marido Artur, preso e torturado!! Tivemos de planejar a fuga de Liege com a criança!! Uma epopeia em que eu me fiz passar por mae da criança, ate chegar em local seguro!!!

 

– Não posso deixar de homenagear também essas duas guerreiras irmãs : Liege e Lucia…. Lucia infelizmente  morreu vitima da Covid!! Grande perda… seu sonho era que eu escrevesse um livro sobre essa epopeia!! Quem sabe um dia  ainda enfrento esse desafio!!!

 

– Nesse ambiente,  é que entro na Universidade Federal da Bahia, no curso de Psicologia em 1969, já depois do AI 5, repressão total, não podia  se falar nada abertamente!! Mas o veio da luta  faz eu liderar a luta pela legalização do curso de psicólogo, fui oradora da turma!!! E depois  Eleita Secretaria Geral da Associação dos Psicólogos da Bahia. A partir dessa luta , entro para o PCdoB em 1973, ano da formatura e do casamento também com um comunista!!!

 

– Essa dupla de comunistas passa a atuar  em defesa da democracia e  contra a escalada de prisões!! Ficamos visados pela repressão.. Ai é que o PCdoB propõe a nossa ida para a Albania , trabalhar na Radio Tirana… Mas ninguém podia saber, nem a família!!! Senão seria prisão !!!! 

 

– Essa foi uma passagem marcante da minha vida!! Dissemos que íamos fazer um curso na França!!! Os companheiros de luta  acharam que tínhamos desbundado ( expressão na época para quem abandonava a luta) E a famila minha e dele felizes porque iamos progredir na profissão, eu psicóloga, ele economista)  . Passado um tempo, uma irma resolveu ir para a Franca e não nos encontrou!! Dissemos que tínhamos ido pra Italia!! Ela  foi la e também não achou!!!! Suspeitava que estivessem nas brigadas vermelhas!!  Mandavamos cartas para a família a partir de um endereço da Italia!!!  E assim fomos embromando a repressão!!!!

 

– Voltamos ao Brasil em 1980, depois da anistia.. Mas na semi clandestinidade, não podíamos falar que  estivemos na Albania!!! So depois de 1985, com a legalização do PCdoB e a democratização do pais que pudemos falar abertamente de nossa estadia naquele pais socialista!!! Muitas historias pra contar; o trajeto  ate chegar lá, o encontro clandestino com os dirigentes, a passagem pela Argentina, onde recebemos o contato da Franca, o encontro com Arruda Câmara num metro de Paris, ate chegar ao destino com um passaporte albanês com outro nome!!!!

 

– Vejam o valor da democracia!!!! Com a volta da democracia, consegui um atestado da Radio Tirana que trabalhei la como jornalista  e locutora !!! Com base nesse atestado  e outras experiências recebi do Ministerio do Trabalho o registro de jornalista!!!! 

 

– Essas experiências, reafirmam minha convicção de que a democracia é um bem precisoso!!! Nem dá mais pra imaginar que o Brasil possa  voltar a perseguir os democratas, pelo simples fato de lutar por um Brasil desenvolvido e socialista!!!!

– Por isso que devemos comemorar a vitória de Lula, como a afirmação da esperança de consolidação da democracia, dos direitos do povo a uma vida digna, sem fome,  sem machismo, sem racismo ou homofobia 

– Por, isso , companheiros e companheiros, fico feliz de receber a medalha Tiradentes, neste momento de festa democrática, e  com a certeza de que vale a pena lutar e   honrar a memoria de tantos que se foram por  defender um ideal de liberdade e de igualdade.. Viva a luta democrática!! Viva o Socialismo

 

 

Leia a biografia de Ana Rocha:

 

–     Ana Rocha nasceu em Picos, Piauí.

–     Sua família mudou-se para Salvador- Bahia

 

  • Formou-se em Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Aí iniciou sua militância em defesa da regulamentação do curso de Psicólogo. Foi eleita Secretária de Cultura do Diretório Acadêmico de Psicologia em 1970.

 

  • Foi escolhida como representante dos alunos no departamento de Psicologia da UFBA.

 

  • Ingressa no PCdoB em l973, após ter liderado a luta vitoriosa pela regulamentação do curso de Psicólogo.

 

  • Em 12 de junho de 1974 é eleita em assembléia geral da categoria Primeira Secretária  da Associação Bahiana  de  Psicólogos (ABAP).

 

  • Foi professora de Psicologia da Personalidade na Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Salvador 

 

  • Foi Psicóloga do IAPSEB. Salvador /Bahia 

 

–     Integrou o Movimento Conjunto na Bahia em defesa da democracia contra as prisões políticas.

 

  • O clima de perseguição aumentou e em 1975, cumprindo tarefa política do PCdoB, foi trabalhar na Rádio Tirana, na Albânia, no programa de língua portuguesa para o Brasil, de 1975 a 1980.

 

  • Após a Anistia em 1979, volta ao Brasil em 1980. A direção do PCdoB  indica Ana e seu companheiro na época, Edson Silva a integrarem a direção do PCdoB  no Rio Grande do Sul. Ana ficou  no RS de 1980 a 1985, atuando na direção do partido, no movimento de mulheres e no movimento contra a carestia. Foi chefe de gabinete da Vereadora do PCdoB Jussara Cony.

 

  • Foi professora de Psicologia da Personalidade nas Faculdades Canoenses – RS.

 

  • Em 1985 mudou-se para São Paulo. Passou a integrar a Direção Nacional do PCdoB no seu 7º Congresso, ficando como responsável nacional pelo trabalho do PCdoB na questão da mulher. 

 

  • Editou durante seis anos a revista Presença da Mulher, da qual é fundadora 

 

  • . Coordenou o 1º Encontro Nacional de Entidades Emancipacionistas promovido pela Revista Presença da Mulher em 1987, no Rio de Janeiro.

 

  • No Congresso de fundação da UBM em Salvador, em 1988, foi eleita vice-presidente. Atualmente é Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa da UBM, União Brasileira de Mulheres

 

  • Recebeu o registro de jornalista por seu trabalho continuado como locutora e articulista da Radio Tirana e pela edição da Revista Presença da Mulher

 

  • Foi editora do Jornal A Classe Operária, órgão central do PCdoB, de 1992 a 1994, quando integrou o Secretariado Nacional do PCdoB., e sua Comissão Politica Nacional.

 

  • Publicou  vários artigos na Revista Principios, tendo integrado seu Conselho Editorial

 

  • Foi eleita  Presidente do Comitê Estadual do PCdoB no Rio de Janeiro, em 1995, quando mudou-se para o Rio de Janeiro, ficando nessa função ate 2013, ou seja por 18 anos. Liderando  lutas politicas e sociais no estado.

 

  • Fez o curso de pós –graduação em  Políticas Públicas e Governo na UFRJ, em 1997.

 

  • Coordenou juntamente com as professoras Malvina Tuttman e Heloisa Toledo o curso de Extensão em Política  na UNIRIO  em 2000 no Rio de Janeiro.

 

            Em 2009 concluiu o Mestrado em Serviço Social na UERJ, defendendo dissertação na área de Mulher e Trabalho, com pesquisa entre as trabalhadoras metalúrgicas da fabrica FAET, publicada em livro sob o titulo: “ Trabalhadoras da FAET, Condições de Trabalho e Sobrecarga  Domestica.

 

  • Em 2012, elaborou o dossiê sobre a emancipação das mulheres, como parte dos estudos estratégicos do PCdoB.

 

            Em 2013, assumiu A Secretaria de Politicas Publicas para as Mulheres da Prefeitura do Rio de Janeiro . Iniciativa pioneira, quando propôs a criação das Casas da Mulher Carioca. Sob sua gestão foi criado o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, CODIM, uma demanda de mais de 30 anos de luta das cariocas. Instituiu o Premio Nise da Silveira, que premia  em março as cariocas que se destacam em defesa das mulheres e da cidade.

 

            – Quando saiu da Secretaria em 2016, assumiu a  Assessoria de Gênero do Sindicato dos Comerciarios do Rio, de seu  Coletivo Margaridas, impulsionando a luta em defesa das comerciarias, elevando seu nível de consciência e combate às discriminações de gênero.

 

           É professora de Filosofia na Escola Nacional do PCdoB.

 

  • Integra a Coordenação Nacional do Fórum do PCdoB sobre a Emancipação das Mulheres, desde a 1ª Conferência  Nacional do PCdoB sobre a questão da mulher. Participou ativamente de sua construção e elaboracão dos textos base da 1, 2 e 3 Conferencias Nacionais sobre a Emancipacão das Mulheres do PCdoB. 
  • É coordenadora de Formação  do Forum Nacional do PCdoB sobre Emacipacão das Mulheres. Secretária Estadual de Mulheres do PCdoB/RJ
  •  
  • Integra O Comite Central do PCdoB, seu  Departamento Nacional de Quadros e sua Comissão Nacional  de Formação.

 

Assista ao vídeo da sessão solene: