Escolha uma Página

O Comitê Central do Partido Comunista Português (PCP) elegeu, no último sábado (12), Paulo Raimundo como novo secretário-geral, em substituição a Jerónimo de Sousa, que solicitou a mudança em função de problemas de saúde. Em texto divulgado logo após a eleição do novo secretário-geral, o PCP informa que “expressando compreensão pela questão colocada, o Comitê Central do PCP valorizou a grande dedicação e empenho com que Jerónimo de Sousa assumiu estas elevadas responsabilidades, durante um longo período, exemplo de compromisso com o ideal e projeto comunista, ao serviço dos trabalhadores, do povo e do País, da paz, da amizade e da solidariedade entre os povos, bem como a disposição demonstrada de prosseguir a sua ação militante. Por conseguinte, em reunião realizada a 12 de novembro de 2022, o Comité Central do PCP – que tem a faculdade de eleger de entre os seus membros o Secretário Geral – elegeu, por unanimidade, Paulo Raimundo, membro do Secretariado e da Comissão Política, como Secretário Geral do Partido Comunista Português”.

Acesse a biografia de Paulo Raimundo

A reunião do CC do PCP ocorreu no âmbito de uma Conferência Nacional convocada sob o slogan: “Tomar a iniciativa – Reforçar o Partido – Responder às Novas Exigências”.

O Partido Comunista do Brasil, nesta segunda feira (14), enviou ao PCP uma carta, assinada por sua presidenta nacional, Luciana Santos, e pela Secretária de Relações Internacionais, Ana Prestes, saudando o sucesso da Conferência, congratulando Paulo Raimundo e homenageando Jerónimo de Sousa. Leia, abaixo.

Brasília, 14 de novembro de 2022

Ao Comitê Central do Partido Comunista Português (PCP)

Estimados camaradas,

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) saúda calorosamente o Partido Comunista Português (PCP) pela exitosa realização da Conferência Nacional “Tomar a iniciativa – Reforçar o Partido – Responder às Novas Exigências”, nos últimos dias 12 e 13 de novembro. Estamos convencidos de que as orientações emanadas desta importante reunião servirão para reforçar o PCP, partido que, em Portugal, representa de forma mais avançada os interesses das e dos trabalhadores, dos jovens, das mulheres, de um povo que luta por sua democracia e soberania nacional.

O PCdoB expressa ao camarada Paulo Raimundo, eleito novo Secretário-Geral, os votos de mais pleno sucesso no exercício dessa tarefa de grande envergadura e responsabilidade. Herdeiro de uma tradição de lutas que vem desde a sua participação na JCP, não temos dúvidas de que o camarada Paulo Raimundo saberá conduzir o partido nos desafios e nas vitórias.

Ao camarada Jerónimo de Sousa, valioso e querido amigo do PCdoB e do povo brasileiro, cuja trajetória como dirigente é marcada pela firmeza ideológica, clarividência e sagacidade, nossa mais profunda homenagem, com a certeza de que continuará sendo imprescindível ao PCP e a Portugal no labor da direção coletiva do Comitê Central, bem como para o movimento comunista internacional.

Os camaradas do PCP sabem que podem sempre contar com a solidariedade das e dos comunistas brasileiros. Nesta nova etapa, expressamos nossa determinação em seguir aprofundando os já sólidos laços fraternos entre o PCdoB e o PCP.

Viva o PCP!
Viva o camarada Jerónimo de Sousa!
Viva o camarada Paulo Raimundo!
Viva o socialismo!

Luciana Santos
Presidenta Nacional

Ana Prestes
Secretária de Relações Internacionais