O IPEC, instituto de pesquisa fundado por ex-diretores do IBOPE, divulgou na noite dessa segunda-feira (28) os números do novo levantamento sobre a corrida presidencial.

De acordo com o IPEC, depois de duas semanas de campanha, a diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva (FE Brasil) e Jair Bolsonaro (PL) permanece inalterada no primeiro turno. Ou seja, as diversas medidas eleitoreiras implementadas pelo Governo Federal e os primeiros atos da campanha não foram capazes de reduzir a ampla vantagem do candidato da Federação Brasil da Esperança diante do atual presidente.

Lula segue com 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro continua com 32%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 7% e Simone Tebet (MDB) com 3%. Nesse cenário, o ex-presidente mantém a chance de vitória ainda no primeiro turno porque alcança 51% dos votos válidos. Em um eventual segundo turno, Lula teria 50% e Bolsonaro apenas 37%.

Outra boa notícia para a candidatura de Lula é a alta rejeição de Jair Bolsonaro, rechaçado por 47% do eleitorado brasileiro. Além disso, o candidato da FE Brasil pela primeira vez aparece à frente de Bolsonaro também entre os eleitores que ganham de 2 a 5 salários mínimos.

A pesquisa IPEC foi realizada entre os dias 26 e 28 de agosto com 2.000 pessoas em 128 cidades. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.