Escolha uma Página

Oto dos Santos, presidente licenciado da FETAGRI e candidato a deputado estadual pelo PCdoB-RJ, relatou que vem sofrendo várias ameaças de morte por causa de suas atividades no movimento campesino na região dos Lagos.

Após uma ocupação (com 46 famílias) liderada por Oto na cidade de São Pedro de Aldeia, grileiros realizaram várias ameaças, incendiaram plantações e cometeram o homicídio de um trabalhador rural. O presidente licenciado da FETAGRI afirmou que:

“Nós realizamos uma ocupação de terra aqui em São Pedro da Aldeia chamada pré-assentamento Emiliano Zapata e houve uma série de conflitos. Um grupo de grileiros destruiu os barracos e as plantações, realizou saques, e fez diversas ameaças aos trabalhadores e trabalhadoras da ocupação”.

Oto da FETAGRI também relatou que os grileiros assassinaram uma das lideranças da ocupação. De acordo com o líder campesino:

“Esse grupo chegou a assassinar um dos nossos companheiros, o Mineiro. Esses grileiros já foram três vezes ao local com o objetivo de me executar, a última vez foi na semana passada”.

Oto também salientou os impactos dessa situação de risco na sua atuação enquanto candidato do PCdoB à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro nestas eleições:

Estamos fazendo campanha sob um risco constante. (…) Acionamos o Ministério Público Federal para ver com que tipo de proteção poderemos contar no exercício da nossa campanha eleitoral”, disse o candidato do PCdoB a deputado estadual.