O Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Rio de Janeiro Dirigentes Municipais de Cultura do Rio de Janeiro elegeu esta semana sua nova mesa diretora. Tive honra de ser escolhido, por unanimidade entre  gestores culturais de 9 regiões de todo o estado, para presidir o Fórum no próximo biênio.

O Fórum tem como objetivo promover a integração dos gestores culturais de todo o Rio de Janeiro, para elaborar propostas e estratégias relacionadas a políticas culturais, tanto a nível estadual, quanto nacional.

Os desafios são muitos na gestão cultural de nossos municípios, especialmente agora, quando estamos diante de uma verdadeira corrida contra o tempo para implementar a Lei Paulo Gustavo. A partir de 2023, a Lei Aldir Blanc 2 mudará radicalmente o modelo de financiamento público  à cultura no Brasil. O compromisso de Niterói com a construção de políticas culturais estruturantes e com ampla participação popular nos impõe um sentido de responsabilidade para com o conjunto do estado, neste momento tão desafiador para os fazedores e fazedoras de cultura.

Agradeço aos colegas gestores e dirigentes municipais de cultura que nos acompanham nessa jornada, e ao Prefeito de Niterói, Axel Grael, pela confiança depositada em nosso trabalho na Secretaria Municipal das Culturas.

A nova diretoria eleita tem a seguinte composição:
Presidência: Alexandre Santini de Niterói; Primeira Vice-Presidência: Diana Iliescu, de Petrópolis;
Segunda Vice-Presidência: Maria Auxiliadora, de Campos;
Primeira Secretaria: Cris Régis, de Rio das Ostras;
Segunda Secretaria: Victor Hugo Abreu Machado, de Magé.

*Reprodução O Fluminense