Na noite da última quinta-feira, 4 de agosto, a deputada federal Jandira Feghali promoveu uma plenária em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento aconteceu no auditório do Clube de Engenharia, no centro do Rio de Janeiro, e contou com a presença das principais lideranças e representantes das entidades da área de CT&I comprometidas com a reconstrução e com o desenvolvimento do Brasil e do nosso estado.

Numa fala emocionada, Jandira, ao lado de nomes como Lígia Bahia, Carlos Gadelha, Marcio Girão, ente outros, lembrou a imensa contribuição de todos para o desenvolvimento do país e a importância do setor que vem sofrendo com o total abandono do atual governo.

“É impossível imaginar um país sem a capacidade de inovar e sem que essa capacidade de inovação se vincule à capacidade evolutiva. Porque não é a ciência pela ciência. Ela tem que ter relação com a demanda que o país precisa. Que modelo de país nós queremos construir? Qual é o papel e a inserção geopolítica desse país e o que a gente pretende com a ciência e com o processo tecnológico e pra que serve essa inovação? E o Rio de Janeiro é potente nesse setor. Se a gente não botar na cabeça que precisamos apostar e investir nesse setor, vamos virar um território de exportação de produção primária, ou vamos, de fato, virar um Brasil potente”.

Dani Balbi e Leonardo Giordano, que disputarão a eleição para a Alerj pelo PCdoB neste ano, também compareceram ao evento. O vereador niteroiense discursou e ressaltou “o patamar da qualidade estratégica da presença de Jandira Feghali no parlamento brasileiro”. Giordano ainda salientou que é preciso desenvolver “iniciativas concretas que possam viabilizar a confirmação do mandato de Jandira”.