Na tarde desta sexta-feira, 5 de agosto, a Federação Brasil da Esperança no Rio de Janeiro, composta por PCdoB, PT e PV, reuniu-se para formalizar a chapa que disputará as eleições deste ano. O evento foi realizado na sede estadual do Partido dos Trabalhadores (PT).

A reunião sacramentou o apoio da Federação ao deputado federal Marcelo Freixo (PSB) na disputa pelo Governo do estado do Rio de Janeiro, bem como, a indicação do nome de André Ceciliano (PT) como o candidato ao Senado Federal.

As chapas proporcionais também foram aprovadas pela Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) e os quadros indicados pela direção estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) para a nominata de deputados (as) estaduais e federais foram ratificados na Convenção.

O presidente estadual do PCdoB-RJ, João Batista Lemos, recentemente publicou uma nota reafirmando o apoio dos comunistas fluminenses à candidatura de Marcelo Freixo e ressaltando a importância da unidade das forças progressistas e democráticas no Brasil e no Rio de Janeiro. Irapuan dos Santos, vice-presidente do Partido, falou sobre a Convenção da Federação e, também, chamou a atenção para a relevância da unidade, sobretudo, neste momento:

“A decisão da Federação está em sintonia com uma posição que já tínhamos reforçado através de uma nota publicada pelo nosso presidente Batista defendendo a unidade das forças progressistas em torno da candidatura do Freixo para Governador, pois é ele quem tem as melhores condições para derrotar Cláudio Castro e o bolsonarismo aqui no estado do Rio de Janeiro com o apoio de Lula. Nesse sentido, a Convenção da Federação foi muito exitosa. (…) O PCdoB considera que, nesse momento de crescimento da Frente Ampla, nós estamos levando o Bolsonaro a um grande isolamento no Brasil e isso tem sido demonstrado por um conjunto de manifestações como a Carta da FIESP e a Carta aos Brasileiros que será lida no dia 11 de agosto. Esse momento é fruto de um trabalho unitário”, salientou o vice-presidente do PCdoB-RJ.