Nesta quinta-feira (28), o Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio de Janeiro realizou sua convenção eleitoral.

Os comunistas fluminenses se reuniram de forma remota e reafirmaram a importância da unidade do campo popular e progressista no estado e no Brasil. O discurso em defesa da unidade foi central na convenção do PCdoB e na resolução encaminhada pelos dirigentes do Partido. De acordo com o documento:

“No Rio de Janeiro, as forças progressistas têm a possibilidade de virar a página da dilapidação patrimonial do Estado e retomar um círculo virtuoso de crescimento sustentado no pleno emprego e no aproveitamento do potencial econômico do Estado, que é um dos maiores do País.

Para isso, conclamamos a unidade das forças integrantes da Federação Brasil da Esperança e seus aliados”.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) confirmou o apoio a Marcelo Freixo e André Ceciliano (PT) na corrida para o Governo do estado e para o Senado. Os comunistas do Rio de Janeiro salientam que:

“A chapa Lula Presidente, Alckmin vice, Freixo Governador, César Maia vice, e André Ceciliano Senador, é a que reúne melhores condições para libertar o Brasil e devolver o Rio de Janeiro ao nosso povo”.

A Convenção também definiu como prioridade a reeleição de Jandira Feghali e a eleição da Enfermeira Rejane para a Câmara Federal. Sem prejuízo da prioridade da disputa Federal, o PCdoB também ressalta a necessidade de garantir pelo menos uma cadeira na Alerj com os nomes de Dani Balbi e Leonardo Giordano. Segundo a Resolução:

“Entendendo que a disputa proporcional é central no projeto do Partido, quanto ao projeto proporcional, a  máxima prioridade é realizar a meta de eleger duas deputadas federais: Jandira Feghali e Enfermeira Rejane, nesta ordem de prioridades, conforme resolução do Comitê Estadual aprovada no dia 09 de julho de 2022. Completa nossa nominata de Federal o nome de Assis Freitas.

Sem prejuízo da prioridade de Federal, garantir pelo menos uma cadeira na Alerj, com os nomes de Dani Balbi e Leonardo Giordano, como candidatos prioritários, completando a nominata estadual do PCdoB com os nomes de Lilian Behring e Oto dos Santos”.

Irapuan dos Santos, vice-presidente estadual do PCdoB, comandou a convenção eleitoral e salientou que a defesa da unidade norteou o debate na Convenção. De acordo com Irapuan:

“Tivemos uma Convenção com grande participação e reafirmamos a importância da unidade para colocar as campanhas de Lula, Freixo, Ceciliano e dos nossos candidatos e candidatas à Câmara Federal e à Alerj nas ruas em agosto. Estamos aumentando cada vez mais  o isolamento do bolsonarismo e isso foi às custas de uma política de frente ampla, esse foi o centro das intervenções na nossa Convenção”.

A deputada federal Jandira Feghali também vem destacando a relevância da unidade e a necessidade de reconstruir o Rio de Janeiro. Segundo Jandira

“Nosso estado precisa ser um estado democrático, com uma outra política de segurança, com outro planejamento de geração de emprego e renda, outra política de saúde, outra política educacional, de direitos humanos, e ambiental”.

Enfermeira Rejane também reafirmou a urgência de resgatar  o Rio e reerguer o estado. Nas palavras da deputada estadual do PCdoB:

“Juntos vamos resgatar a dignidade e a credibilidade do nosso estado. Vamos unidos combater a fome, o desemprego e devolver a alegria e a esperança para o povo fluminense”.

A presidenta estadual da Fundação Maurício Grabois e pré-candidata a deputada estadual, Dani Balbi, ressaltou o clima unitário da convenção e afirmou que:

“Tivemos uma linda convenção que expressou a unidade das e dos comunistas, se alinhando com o projeto que vai derrotar o fascismo no estado do Rio de Janeiro, reafirma, portanto, a aliança com o deputado federal Marcelo Freixo, o nome mais qualificado e melhor preparado para governar o Rio de Janeiro  pelos próximos 4 anos”.

Leonardo Giordano, vereador de Niterói e pré-candidato à Alerj, valorizou a luta histórica do PCdoB em defesa do povo salientando que:

“O PCdoB se fortalece para disputar essas eleições que são históricas e para derrotar Bolsonaro e Cláudio Castro. Nosso partido sempre esteve ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras, tem uma longa tradição na área da cultura e acaba de comemorar o seu centenário. A nossa unidade é muito potente e em todo o estado do Rio de Janeiro os comunistas e as comunistas vão à luta eleitoral para fazer valer os direitos do povo”.

Confira a Resolução da Convenção do PCdoB-RJ:

O Partido Comunista do Brasil, no ano do seu Centenário, realiza sua convenção estadual do Rio de Janeiro num momento em que o Brasil se encontra numa encruzilhada que coloca de um lado a barbárie, o flagelo da fome, a carestia e o assalto aos direitos do povo,  e,  do outro lado, emprego, soberania nacional, desenvolvimento, democracia e a reconstrução do País.

Para isso, conclamamos a unidade das forças integrantes da Federação Brasil da Esperança e seus aliados.

A chapa Lula Presidente, Alckmin vice, Freixo Governador, César Maia vice, e André Ceciliano Senador, é a que reúne melhores condições para libertar o Brasil e devolver o Rio de Janeiro ao nosso povo. Decidimos ainda, como instrumento de coesão e fortalecimento da Federação no Estado, contribuir para a chapa majoritária, indicando Isaac Ricalde para a suplência do SenadoEsta é a decisão da nossa Convenção, convictos de que não podemos perder mais um minuto em colocar a campanha na rua com força e energia.

Totalmente afinados com a última resolução do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil, concentraremos todo nosso empenho para derrotar Bolsonaro e Cláudio Castro, eleger Lula, Freixo e André Ceciliano, e garantir uma ampla e forte bancada parlamentar comunista.

Rio de Janeiro, 28 de julho de 2022

Convenção Eleitoral do PCdoB-RJ