Escolha uma Página

Nesta quinta-feira (7) foi realizado no Rio de Janeiro um grande ato com o pré-candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e com o pré-candidato ao Governo do estado, Marcelo Freixo (PSB). O evento aconteceu na histórica praça da Cinelândia, no centro da capital fluminense.

Milhares de pessoas acompanharam o ato político que contou com a presença de parlamentares de diferentes partidos e de diversas lideranças políticas e dos movimentos sociais. A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, ressaltou que:

“Estamos em um grande movimento, o Juntos Pelo Brasil, que reuniu diversos partidos que estão irmanados nesta caminhada para que possamos vencer o atraso e a barbárie em nosso país. Nós vamos vencer Bolsonaro sim e vamos retomar o Brasil para o povo brasileiro juntando todos aqueles que querem vencer o fascismo. Essa não é apenas mais uma eleição, é a batalha fundamental para derrotar a barbárie”.

Carlos Minc, vice-presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), afirmou que “está chegando a hora de nos livrarmos de Bolsonaro, Lula vai voltar para tirar o Brasil novamente do mapa da fome”.

João Batista Lemos, presidente estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lembrou que “há 20 anos elegemos o primeiro operário presidente da República” e que “Lula conhece a vida do povo e por isso fez um governo para o povo”. De acordo com o líder comunista, “Lula tirou o Brasil do mapa da fome e Bolsonaro levou o país de novo para esta triste realidade. Agora o povo brasileiro pode mudar novamente o nosso país elegendo Lula presidente”. A deputada estadual do PCdoB e pré-candidata à Câmara Federal, Enfermeira Rejane, disse que Lula está retornando para “o Brasil voltar a sorrir” e que “podem sair com o ódio que estamos chegando com o nosso amor”.

O senador Randolfe Rodrigues, representando a Rede Sustentabilidade, também esteve presente no ato e salientou que: “Proclamamos em alto e bom som para os fascistas que este povo que está reunido nas ruas vai mudar o Brasil. Nós vamos derrotar o senhor das milícias”. Já Juliano Medeiros, presidente nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) afirmou que “podemos impor a maior derrota a Jair Bolsonaro elegendo Lula presidente e Freixo governador”.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e pré-candidato ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), André Ceciliano, disse que:

“Este povo está aqui porque ama o Lula. Este povo está aqui porque foi Lula que tirou 30 milhões da linha da pobreza e gerou 20 milhões de emprego. Foi com Lula que o trabalhador no fim de semana podia fazer churrasco e foi com Lula que o filho do porteiro pôde entrar numa universidade. Quero ser o senador do Lula em Brasília, um senador que não vai tirar o pé da bola dividida”.

Marcelo Freixo, deputado federal e pré-candidato ao Governo do Rio de Janeiro, fez questão de ressaltar que “a esperança é maior que o ódio” e que:

“Nós vamos ganhar a eleição e mudar a história do Rio de Janeiro e do Brasil. Teremos o Brasil de volta com Luiz Inácio Lula da Silva ganhando no primeiro turno. A derrota de Bolsonaro tem que ser muito grande e esse país vai trazer Lula de volta para acabar com a fome. Mas a luta não acaba no dia 2 de outubro, nós temos que ganhar e governar”.

O pré-candidato a vice-presidente pelo movimento Juntos Pelo Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), também compareceu ao ato e sublinhou que:

“Quando eu vejo essa manifestação aqui na Cinelândia eu entendo porque Bolsonaro tem medo da urna eletrônica. Ele sabe que não merece outro mandato. O que estamos vendo do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte é um grande movimento pela volta de Lula. Tenho certeza, é Lula lá e Freixo cá”.

Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato à presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT), saudou de forma emocionada a multidão presente na Cinelândia. De acordo com Lula:

“Hoje é um dia de gratidão ao povo do Rio de Janeiro por toda ajuda que recebi. Deus foi muito generoso comigo, eu fui comer pão pela primeira vez com 7 anos de idade, vim para São Paulo há 70 anos para não morrer de fome, mas a minha mãe nunca perdeu a esperança”.

O pré-candidato à presidência da República pela coligação Juntos Pelo Brasil também ressaltou que é necessário humanizar novamente o Brasil e priorizar os mais pobres:

“No Palácio do Planalto tem que caber o povo brasileiro do jeito que ele é. Precisamos voltar a ser humanistas nesse país, temos que pensar com o coração. É necessário cuidar de quem mais precisa, é o povo trabalhador que precisa do Governo. Esse país tem que gostar de livros e não de armas, tem que gostar de amor e não de ódio”.

Lula ainda fez questão de reafirmar seu apoio à pré-candidatura de Freixo ao Governo do Rio de Janeiro, salientando que:

“Eu vim aqui para tirar a duvida de qualquer pessoa porque no Rio eu tenho candidato a governador e ele se chama Marcelo Freixo. Precisamos ganhar as eleições no Rio de Janeiro”.

 

Confira o discurso do presidente do PCdoB-RJ no ato: