Escolha uma Página

Na manhã deste domingo, 3 de julho, o camarada Fernando Nogueira foi velado na capela do Cemitério São Batista, em Botafogo. O sepultamento aconteceu no início da tarde e foi marcado por muita emoção e saudade.

Fernando Nogueira foi uma das grandes referências do movimento comunista no Rio de Janeiro e no Brasil. O camarada Nogueira teve uma grande atuação no Partido Comunista Brasileiro (PCB) resistindo à ditadura militar e contribuindo para as grandes lutas do povo em nosso país.

Diante do movimento de esfacelamento do PCB realizado por Roberto Freire no final do século XX, Fernando Nogueira manteve sua convicção revolucionária e seu compromisso inabalável com o marxismo-leninismo, ingressando nas fileiras do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), onde dedicou sua vida à luta partidária em prol da transformação do nosso país rumo ao socialismo.

A convicção revolucionária de Nogueira foi destacada pelo presidente estadual do PCdoB no Rio de Janeiro, João Batista Lemos, que tratou o falecimento de Fernando como uma “perda irreparável”. De acordo com Batista:

“A morte de Fernando é uma perda irreparável pois um quadro como ele não se forma de uma dia para o outro, se forma na luta política, revolucionária e social. Uma pessoa como Fernando, que dedicou sua vida à luta, à transformação social e ao povo brasileiro, não morre. Fernando Nogueira continuará presente, agora e sempre”.

As direções estadual e municipal do PCdoB no Rio de Janeiro publicaram uma nota de pesar sobre o falecimento do camarada Nogueira.