O projeto “Chegou a Sua Vez”, idealizado pela Prefeitura de Maricá em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) foi apresentado no 11º Fórum Urbano Mundial, maior conferência global sobre o futuro das cidades. O evento acontece em Katowice, na Polônia até o dia 30 de junho, e traz nesta edição o tema “Transformando Nossas Cidades para um Futuro Urbano Melhor”.

Realizado através do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) e da ONU-Habitat (divisão da ONU para assentamentos urbanos), o projeto “Chegou a Sua Vez” é um dos maiores movimentos para a redução das desigualdades em Maricá.

Dividido em três fases: busca ativa, atendimento integrado e monitoramento, o projeto já identificou as famílias em situação de vulnerabilidade e agora encontra-se na etapa de encaminhamento para os serviços que o município oferece.

“O ‘Chegou a Sua Vez’ tem no DNA as políticas públicas que colocam Maricá em destaque no cenário brasileiro porque o desenvolvimento urbano sustentável só é possível quando olhamos para as pessoas”, enfatiza o diretor executivo Alan Novais, que representa o IDR na conferência.

Ao lado de outros projetos apresentados durante o painel, o “Chegou a Sua Vez” promove uma verdadeira integração entre órgãos municipais porque, uma vez que essas famílias foram identificadas, todo o atendimento que vai permitir superar a condição virá das secretarias e autarquias.

“É um compromisso da Prefeitura de Maricá combater a extrema pobreza. Em 2019, o prefeito Fabiano Horta publicou um decreto conclamando diversas secretarias nesta enorme força-tarefa. Desde então, o projeto ‘Chegou a Sua Vez’ tem sido um hub das políticas públicas para a população que mais precisa”, finaliza Novais.