Escolha uma Página

Artistas, gestores, produtores culturais, ativistas e parlamentares, estiveram nesta quarta-feira (1), em Brasília, para pressionar pela derrubada dos vetos de Bolsonaro às leis da Cultura.

A deputada federal do PCdoB-RJ, Jandira Feghali umas das autoras da Lei Aldir Blanc 2, destacou a importância do da continuidade dos investimentos:

“A Lei Aldir Blanc 2 é baseada na experiência da Lei Aldir Blanc (LAB), executada emergencialmente durante a pandemia e que alcançou 4,7 mil municípios. Assim como a primeira versão, esta também prevê o investimento de R$ 3 bilhões por ano, a partir de 2023. Com isso, criaremos uma política perene de fomento à Cultura. O maior e mais descentralizado aporte da história das políticas culturais. Essa conquista foi fruto de uma intensa mobilização do setor cultural e da sociedade brasileira e garantiu um necessário amparo à quem vive do fazer artístico. É fundamental que tenha continuidade, para que se estabeleça uma política de fomento permanente de um setor que gera emprego, renda e mantém viva a memória e identidade do Brasil. Queremos a derrubada dos vetos tanto a ela quanto à Lei Paulo Gustavo, que auxiliará o setor ainda em 2022, de maneira emergencial”.

Já o secretário das Culturas de Niterói e representante do Fórum nacional de secretários de cultura das capitais e municípios associados da Frente Nacional de Prefeitos, @santini.as, ressaltou a necessidade das leis para o setor cultural: “Estamos no Congresso Nacional, com uma caravana do Brasil inteiro, de gestores, artistas e ativistas, pela derrubada dos vetos das Leis de fomento à cultura. As Leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo são fundamentais para a economia da cultura, gerando emprego e renda em todo o país. Os recursos vão auxiliar municípios de todo o Brasil para implementar o Sistema Nacional de Cultura e é uma necessidade para quem vive do fazer artístico”.

É hora de mobilização pela derrubada dos vetos de Bolsonaro às Leis da Cultura! Mande mensagem para os parlamentares, divulguem, vamos lutar pelo direito à cultura!