Na tarde desta sexta-feira, 13 de maio, a nova diretoria da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) tomou posse diante de um auditório lotado.

O evento foi realizado no tradicional endereço da rua Araújo Porto Alegre, no centro do Rio.

Presidida por Otávio Costa e sua vice, Regina Pimenta, a chapa vencedora foi “ABI luta pela democracia”, que recebeu 361 votos. A nova diretoria pauta a participação de movimentos sociais na ABI  e conta com o jornalista comunista José Reinaldo Carvalho em sua composição, além de nomes como Tereza Cruvinel, José Trajano, Ancelmo Gois e Luis Nassiff.

Em seu discurso de posse, o novo presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Otávio Costa, afirmou que:”A ABI não ficará imparcial”.

Defendendo a democracia, Otávio Costa fez o “L” de Lula ao subir ao palco e realizou críticas ao governo Bolsonaro. Militante do PDT, também alertou que falas do pré-candidato Ciro Gomes têm sido utilizadas por bolsonaristas para atacar o Lula e defendeu que seu partido “coloque a cabeça no lugar” e se some às forças de esquerda no apoio à pré-candidatura do ex-presidente Lula.

Otávio Costa encerrou seu discurso recordando Brizola e puxando o hino da independência: “ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil”.