O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) aprovou na noite desta quinta-feira (5) o apoio oficial do PCdoB-RJ à candidatura do deputado federal Marcelo Freixo (PSB) ao Governo do estado do Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira, 6 de maio, o PCdoB-RJ promoverá um ato para consolidar o apoio a Freixo. O evento será realizado, às 11h, no Salão Pão de Açúcar do Edifício Argentina (Praia de Botafogo, 228) e contará com a presença das deputadas comunistas Enfermeira Rejane e Jandira Feghali, lideranças dos movimentos sociais e populares, além das direções municipal e estadual do PCdoB, e dos aliados do Partido. É importante ressaltar que o espaço tem capacidade restrita, portanto, é necessário confirmar a presença antecipadamente com a direção estadual do Partido.

Na reunião desta noite, o Comitê Estadual do PCdoB-RJ aprovou a resolução intitulada “Com Freixo e Lula floresce a esperança do nosso povo!”, encaminhando o apoio oficial do Partido Comunista do Brasil à candidatura de Marcelo Freixo para “restaurar a democracia, retomar o desenvolvimento, gerar empregos, superar a fome e garantir vida digna ao povo fluminense”.

O documento também propõe 15 pontos considerados fundamentais pelos comunistas para o fortalecimento do Estado através da “implementação das políticas públicas essenciais em educação, saúde, segurança, política urbana, mobilidade, cultura, direitos humanos e de uma política ambiental que coíba a exploração predatória da natureza e impulsione o desenvolvimento sustentável”.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) seguirá ressaltando a importância de unificar e ampliar ao máximo o campo político em torno de Marcelo Freixo, reunindo “diversos setores da sociedade fluminense para o Brasil e o Rio de Janeiro saírem enfim vitoriosos dessas eleições”.

O PCdoB acredita que “o caminho para trilharmos este objetivo é a constituição de uma ampla frente, que envolva forças democráticas, populares e patrióticas, num movimento que seja capaz de florescer a esperança do povo fluminense. O tempo é de reconstrução do Estado democratizando-o e modernizando-o, com base no Estado de direito democrático e na participação popular”.