Escolha uma Página

O Partido Comunista do Brasil – Rio de Janeiro acabou de passar uma série de Conferências Municipais.

Em diversos municípios de nosso Estado, os Comunistas e as Comunistas, organizados em suas bases, debateram as teses do Congresso do PCdoB, debateram as questões de suas regiões e elegeram novas direções para os Comitês Municipais.

A Comunicação do PCdoB Estadual, em virtude disso, realizou entrevistas com alguns Presidentes Eleitos para Comitês Municipais do Estado do Rio de Janeiro.

O entrevistado de hoje é Raoni Roque da Costa, Presidente do PCdoB de São Gonçalo.

Segue, abaixo, a entrevista.

 

PCdoB-RJ: O Brasil vive um momento dramático. Desemprego elevado, inflação descontrolada, ameaças à democracia, entre diversos problemas que desafiam o PCdoB e os Comunistas. Como você o atual momento vivido pelo povo brasileiro e qual o papel dos comunistas nesse cenário?

RAONI ROQUE DA COSTA:  O país passa por uma profunda crise econômica, que não tem suas origens na pandemia, mas sim na falta de um projeto de nação bem definido, que busque o desenvolvimento econômico, investimento nos setores produtivos e retomada da renda do trabalhador, fator este que impacta diretamente na retomada da indústria, serviço e comércio. A Reforma Trabalhista jogou papel determinante na queda do poder de compra do trabalhador, ajudando aprofundar a precariedade do trabalho. Não podemos esquecer que junto a isto existe uma crise política, democrática e institucional, que abalam a confiança, geram incertezas e produzem um ambiente desfavorável ao crescimento, ao debate de ideias e principalmente ao estado democrático de direitos.

Na pandemia o Governo Bolsonaro apostou no negacionismo do vírus e da ciência, promovendo ações devastadoras como: investimento em medicamentos comprovadamente ineficazes, incentivo ao uso de cloroquina, “imunidade de rebanho” e desestimulando o isolamento social, uso de máscara e por mais que pareça absurdo negando a vacina. Não tivemos uma política adequada de auxílio emergencial, tanto para o povo quando para os setores produtivos da economia. As consequências já sabemos, hoje são quase 600 mil brasileiros mortos,15 milhões de desempregados e segundo o Núcleo de Pesquisa da População de Rua da Fiocruz, 31% das pessoas que hoje estão nas ruas perderam moradia e emprego no último ano.

Este é o retrato do Brasil de hoje, mas o nosso papel como comunistas é apresentar aos brasileiros o Brasil de amanhã, o país da esperança, da alegria e da superação, o país de um povo batalhador, guerreiro e que nunca desiste e que diante de tanta crise, dor e perda, ainda encontra espaço para ser solidário e dividir. Juntos com esse povo maravilhoso superaremos o medo, a mentira a insegurança e o descaso, construiremos a maior frente democrática da história para derrotar Bolsonaro e fazer esse país voltar a sorrir.

 

PCdoB-RJ: No plano estadual, muitos problemas se repetem. Qual a sua avaliação do governo de Claudio Castro e qual o papel dos comunistas para colocar o Rio de Janeiro de volta no caminho do emprego, do desenvolvimento e da redução das desigualdades?

RAONI ROQUE DA COSTA: O Rio de Janeiro é o estado que mais sofreu influência do Bolsonarismo, nas eleições de 2018 elegeu supreendentemente um governador desconhecido, Wilson Witzel, candidato pela primeira vez e que com pouco mais de 1 ano no poder foi preso, deixou em seu lugar mais um inexpressivo quadro da política, Claudio Castro. Leal a Bolsonaro, é hoje um dos poucos governadores do Brasil que demonstram apoio inabalável ao presidente. Conduziu a privatização da maior empresa pública do estado, a CEDAE. A privatização da empresa foi imposta pelo governo Bolsonaro para que o Rio pudesse renovar o regime de recuperação fiscal, com isto, perde o Estado e o povo, ganha o Paulo Guedes e os interesses privados.

Está claro para nós comunistas que este é um governo que precisa ser superado, para que isso aconteça será necessário um grande esforço das forças progressistas do Estado para que aprofundemos o debate em torno de uma candidatura unitária do campo progressista.

 

PCdoB-RJ: O  PCdoB São Gonçalo acaba de sair de uma Conferência Municipal vitoriosa. Quais as perspectivas do novo comitê municipal para o fortalecimento do Partido na cidade? Como os comunistas avaliam a atual gestão da Prefeitura?

RAONI ROQUE DA COSTA: Os comunistas de São Gonçalo estão empenhados em construir um projeto de poder para a nossa cidade, mas sabemos que isso não se faz sem um partido forte, robusto e eleitoralmente viável, não estamos com isso subestimamos a realidade e sim debruçando-se sobre ela e neste movimento pavimentando terreno, pouco a pouco. O processo de acumulação de força do partido se expressa principalmente em suas experiências eleitorais, não podemos desprezar isso.

Então quando falamos em fortalecimento do partido estamos falando de eleição? Sim, mas não somente estamos falando de eleição, estamos falando de influência nas massas, nos movimentos sociais, filiações, política de quadros, estruturação partidária, formação, comunicação, organização, estamos falando de um conjunto de fatores que são indispensáveis para um partido que se pretende grande e sem perder suas características revolucionárias ousa e se desafia, sem promover ilusões que ofendam a realidade concreta, mas que promova sobre ela força capaz de produzir mudança.

A gestão do atual prefeito Capitão Nelson ainda não enfrentou grandes desafios, principalmente por ter hoje uma vultuosa quantia em caixa para realizar obras, esses recursos são fruto da privatização da CEDAE. Na pandemia ao contrário do presidente, apoiou e incentivou a vacina. Mas não podemos nos iludir, Nelson é aliado de Claudio Castro e Bolsonaro, enquanto o asfalto chega as ruas, chegam as escolas um projeto de militarização, como é o caso do Colégio Luiz Gonzaga que já possui destacamento da Marinha designado para a escola.

Seguimos firmes na oposição, garantindo a luta pela educação, auxilio emergencial, cultura e desenvolvimento.

 

PCdoB-RJ: Que mensagem você envia para a militância comunista nesse momento de início de ciclo da nova direção com tantos desafios pela frente?

RAONI ROQUE DA COSTA: Aos camaradas peço coragem, pois é aqui que travaremos as maiores batalhas. Nossa luta é coletiva, tem propósito e precisa ser vitoriosa, pois o Brasil que sonhamos não existe sem o socialismo, não existe sem o PCdoB.

Que não tenhamos dúvidas disso, mas que não deixemos de trabalhar, que empreguemos sempre o máximo esforço para realizar o que idealizamos, que sejamos na prática um construtor vivo do socialismo e das vitórias do partido.

Que tenhamos coragem e força para imprimir aos inimigos do povo a derrota justa e necessária, sejamos críticos das nossas ações, pessimistas nas análises e otimistas nas ações, que tenhamos responsabilidade com a história, com o nosso povo e nossa pátria. Venceremos camaradas!

 

PCdoB-RJ: E para o povo de São Gonçalo, que mensagem o PCdoB pode enviar aos trabalhadores e trabalhadoras? Porque os trabalhadores e as trabalhadoras devem se filiar ao PCdoB em São Gonçalo? 

RAONI ROQUE DA COSTA: Não existe sociedade desenvolvida com miséria, fome e sofrimento, não existe sociedade justa com racismo, machismo e homofobia.

Queremos construir uma sociedade nova, onde homens não vivam da exploração do trabalho de outros homens, onde a educação seja para todos e não para poucos, queremos uma sociedade cheia de oportunidades e sem pobreza, com direitos e acesso a saúde, queremos construir uma sociedade que respeite e valorize a vida, que seja solidária e permita que as crianças sejam apenas crianças.

É por acreditar nestes princípios e valores que o PCdoB é o partido certo para construir o Brasil justo, desenvolvido e bom de se viver que tanto sonhamos.